Utilização de IA dispara 233% entre profissionais de escritório e aumenta satisfação laboral

A adoção da inteligência artificial (IA) pelos trabalhadores de escritório cresceu 233% nos últimos seis meses. Os colaboradores que utilizam IA diariamente são 64% mais produtivos e 81% mais satisfeitos com o seu trabalho do que os que não recorrem a esta tecnologia.

André Manuel Mendes
Julho 15, 2025
11:53

A adoção da inteligência artificial (IA) pelos trabalhadores de escritório cresceu 233% nos últimos seis meses. Os colaboradores que utilizam IA diariamente são 64% mais produtivos e 81% mais satisfeitos com o seu trabalho do que os que não recorrem a esta tecnologia.

Os dados da mais recente edição do Slack Workforce Index, divulgado pela Salesforce, realizado junto de 5.000 profissionais em todo o mundo, indicam que a IA está a transformar o ambiente laboral, não apenas automatizando tarefas, mas permitindo que os trabalhadores assumam funções para as quais anteriormente não tinham competências. Cerca de 96% dos utilizadores reportam usar a IA para executar tarefas novas, enquanto a probabilidade de recorrer a agentes de IA para desenvolver o trabalho de forma mais completa e criativa é 154% maior.

“O aumento da adoção da IA está a remodelar fundamentalmente o ambiente de trabalho”, começa por afirmar Denise Dresser, CEO do Slack. “À medida que os trabalhadores adotam a IA com crescente confiança, as empresas ganham uma oportunidade clara de gerar maior produtividade e inovação, enquanto os trabalhadores se tornam mais confiantes e realizados.”

Embora os trabalhadores tenham sido mais lentos na adoção da IA em relação aos executivos, o seu uso tem crescido rapidamente. Atualmente, 60% dos profissionais de escritório utilizam IA, sendo que 40% já trabalham com agentes de IA, e 23% delegam tarefas nestes agentes.

“Quando se trata de trabalhadores e IA, os dados demonstram-nos que ver é crer”, afirma Lucas Puente, vice-presidente de Investigação. “À medida que os trabalhadores utilizam e experimentam efetivamente os agentes de IA, a sua confiança e entusiasmo por esta tecnologia aumentam — e vemo-los a utilizar agentes para desbloquearem novas competências e oportunidades no seu trabalho diário.”

O estudo destaca ainda que os Millennials se apresentam como os utilizadores mais avançados, com 30% a afirmarem ter um conhecimento profundo sobre agentes de IA, ultrapassando a Geração Z, que representa 22%. Para além disso, 68% dos Millennials utilizam a IA para trabalhos estratégicos como elaboração de rascunhos, resumos e geração de ideias.

No que toca à produtividade, os utilizadores diários de IA consideram que esta tecnologia melhora significativamente a sua capacidade de trabalho, destacando ganhos em produtividade, foco e satisfação laboral. A IA tem vindo a facilitar a eliminação da necessidade de pesquisas extensas, a apoiar na escrita e comunicação, e a ajudar em sessões de brainstorming para ultrapassar bloqueios criativos. Um número expressivo dos utilizadores já recorreu à IA para executar tarefas para as quais não possui competências, e grande parte pretende que agentes de IA aumentem ou automatizem o brainstorming, auxiliem na pesquisa para suportar os negócios e criem apresentações.

Importa ainda sublinhar que a IA contribui para reforçar a conexão entre os trabalhadores, uma vez que os utilizadores diários têm 246% mais probabilidade de se sentirem ligados aos colegas e reportam um aumento de 62% no sentimento de pertença ao local de trabalho. Entre a Geração Z, 34% afirmam que a IA os fez sentir mais conectados, e metade dessa geração indica que a tecnologia não alterou a frequência com que colaboram ou colocam questões aos colegas, sendo que quase 30% dizem que, pelo contrário, essa colaboração aumentou.

 

 

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.