Fidelidade, Fosun e Luz Saúde levam 4 startups portuguesas a apresenta projetos a investidores na China

A 7.ª edição do programa internacional de inovação Protechting, promovido pela Fidelidade, Luz Saúde e Fosun Foundation, terminou com um roadshow de 10 dias por quatro cidades-chave da inovação asiática: Xangai, Macau, Shenzhen e Hong Kong.

André Manuel Mendes
Junho 17, 2025
13:02

A 7.ª edição do programa internacional de inovação Protechting, promovido pela Fidelidade, Luz Saúde e Fosun Foundation, terminou com um roadshow de 10 dias por quatro cidades-chave da inovação asiática: Xangai, Macau, Shenzhen e Hong Kong.

Quatro startups selecionadas — LoopOS, OWLplaces, Granter (todas portuguesas) e a brasileira SleepUp — apresentaram os seus projetos a investidores, parceiros e líderes do ecossistema tecnológico da região, num percurso que uniu tecnologia, ciência e impacto social sustentável.

A LoopOS desenvolveu uma solução para construir fluxos de economia circular em minutos e já realiza um piloto com a Fidelidade, visando replicar o modelo noutras empresas do grupo Fosun.

Ricardo Morgado, CTO da LoopOS, realçou que “participar no roadshow foi essencial para testar a nossa preparação a um mercado tão complexo como o chinês. Estar no terreno ajudou-nos a identificar oportunidades concretas com parceiros como Alibaba, Lenovo e Fosun.”

A OWLplaces criou uma plataforma para gerir a pegada de carbono no setor imobiliário, permitindo o planeamento e monitorização da descarbonização em tempo real. A startup está a negociar parcerias comerciais com o Shanghai BFC Bund Financial Center. A Granter, especializada em tecnologia para gestão de candidaturas a fundos públicos, está a desenvolver um projeto-piloto com a Fidelidade. Durante o roadshow, a equipa avaliou a adaptação da tecnologia ao mercado chinês. Já a SleepUp, startup brasileira focada em distúrbios do sono, pretende expandir a presença na China com o apoio da Fosun Health.

Durante o roadshow, as startups participaram no BEYOND Expo 2025, um dos maiores eventos de inovação da Ásia.

Desde 2016, o Protechting recebeu mais de 1.000 candidaturas de 55 países, com mais de 50 pilotos e diversos acordos comerciais concretizados. Em 2025, mantém-se como uma plataforma de cocriação e desenvolvimento nas áreas de seguros, saúde e sustentabilidade.

Daniel Riscado, Head of Center for Transformation da Fidelidade, destacou que “o verdadeiro impacto do programa está na transformação de boas ideias em soluções aplicadas com potencial global. O roadshow à China é apenas a face visível deste sucesso.”

Além das quatro startups que participaram no roadshow, o Grupo Fidelidade continua a colaborar com outras startups integradas no programa, como Humanos, Careceiver, Medgical, Saffe e AiTecServ.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.