CIMPOR vai investir 155 milhões de euros em novo centro de I&D e criar 100 postos de trabalho

A CIMPOR acaba de anunciar um investimento de 155 milhões de euros na modernização das suas operações e na criação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D), que pretende colocar Portugal na vanguarda da construção sustentável.

André Manuel Mendes
Abril 29, 2025
17:43

A CIMPOR acaba de anunciar um investimento de 155 milhões de euros na modernização das suas operações e na criação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D), que pretende colocar Portugal na vanguarda da construção sustentável.

O anúncio foi feito durante a visita do Ministro da Economia, Pedro Reis, ao Centro de Produção de Alhandra.

O novo Centro de I&D será um polo de inovação dedicado à construção sustentável, ciência de materiais e transformação digital. O edifício será construído com recurso a cimento verde à base de argila calcinada (LC³), que permite uma redução significativa de emissões de CO₂, e agregados reciclados, numa aposta clara na economia circular.

Para Cevat Mert, CEO da CIMPOR Portugal e Cabo Verde, “a apresentação destes dois projetos é um momento importante para nós porque evidencia os progressos que levámos a cabo desde que apresentámos o nosso plano de investimento na modernização dos nossos centros de produção. Por outro lado, o futuro centro de R&D é também um sinal da nossa crença no talento português, na força do seu tecido industrial e no papel que Portugal pode desempenhar na transformação do setor da construção por toda a Europa”.

O centro irá concentrar-se em tecnologias de redução de CO₂, como o desenvolvimento de cimentos com baixo teor de clínquer, a captura de carbono e o uso de combustíveis alternativos. Outras áreas prioritárias incluem a reciclagem de betão, a impressão 3D para construção modular e a aplicação de inteligência artificial para otimizar a produção e a eficiência energética.

O Ministro da Economia, Pedro Reis, que regressou ao Centro de Produção de Alhandra para acompanhar os progressos nos investimentos anunciados aquando da sua primeira visita, a 25 de outubro de 2024, afirmou que “num mundo que está a mudar, em que Portugal e a Europa têm de reforçar o seu mercado interno e a sua capacidade de produção e encontrar novos mercados para conduzirem as suas exportações, este centro é um bom sinal de que a CIMPOR compreende essa necessidade e está a trabalhar por isso”.

O investimento permitirá criar mais de 100 postos de trabalho altamente qualificados e fomentará parcerias com universidades, startups e redes de inovação globais. O edifício funcionará ainda como um “laboratório vivo”, com monitorização em tempo real de desempenho térmico e estrutural, aberto a estudantes, investigadores e stakeholders da indústria.

Na sua intervenção, o Chairman da CIMPOR Global Holdings Suat Çalbiyik, recordou que desde 2019, a CIMPOR já investiu 1,7 mil milhões de euros na sua própria modernização e alargamento das suas operações a nível global: “em 2018 operávamos em Portugal e Cabo Verde, com cerca de 1800 colaboradores. Hoje somos o terceiro maior grupo do mundo. Um líder global do setor, com 8000 colaboradores em 14 países espalhados por três continentes, com capacidade para produzir 112,5 milhões de toneladas de cimento por ano”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.