EDP vence concurso público da Mobi.e e expande rede de carregamento com 190 novos pontos em 45 municípios
A EDP venceu o mais recente concurso público lançado pela Mobi.e, a gestora da rede pública de carregamento elétrico. A empresa vai instalar e operar 190 pontos de carregamento em 45 municípios de todo o país, correspondendo a cerca de 60% dos pontos de carregamento a concurso.
Estes novos carregadores, com potência de 22 kW, estarão disponíveis para qualquer cartão CEME ou através das aplicações de mobilidade elétrica, como a EDP Charge.
Em 2024, a EDP alcançou mais de um milhão de sessões de carregamento na Península Ibérica. Em Portugal, a rede de carregamento da empresa já ultrapassa os 3.400 pontos, com opções em todos os distritos do país, e registou um crescimento de 40% no número de carregamentos em comparação com 2023. Estes carregamentos permitiram percorrer 140 milhões de quilómetros apenas com eletricidade, evitando a emissão de 20 mil toneladas de CO2.
“A adesão à mobilidade elétrica é inegável, com um crescimento sustentado em Portugal e Espanha. É necessário continuar a investir para garantir aos condutores que esta continua a ser uma opção sustentável, económica e também cómoda e previsível. Expandir a rede tem de continuar a ser uma prioridade para as empresas públicas e privadas envolvidas na mobilidade, garantindo uma cobertura abrangente e em todo o território, com ofertas ajustadas às diferentes necessidades dos condutores. A EDP está determinada a liderar esta transformação, contribuindo ativamente para um futuro mais sustentável e inovador”, destaca Carlos Moreira, administrador da EDP Comercial com o pelouro da mobilidade.
Este é o terceiro concurso público da Mobi.e em que a EDP vence a concessão de rede elétrica. Desde que a empresa iniciou os investimentos nesta área, já foram realizadas mais de 2,1 milhões de sessões de carregamento, permitindo evitar a emissão de mais de 30 mil toneladas de CO2.