Esta é a prisão mais alta do mundo. “Arranha-céus” de 40 andares é da altura da Estátua da Liberdade

O espaço urbano em Manhattan é cada vez mais escasso e, com ele, surgem uma série de desafios. Um dos mais controversos projetos da cidade é a construção da prisão mais alta do mundo, que está prestes a ser erguida no centro de Manhattan, mais especificamente em Chinatown, entre SoHo e TriBeCa.

O novo “arranha-céu”, que será uma imponente prisão, terá 40 andares, cerca de um terço da altura do famoso Empire State Building. Para dar uma ideia de escala, o novo edifício terá uma altura próxima à da Estátua da Liberdade, que possui 93 metros de altura, explica o ‘Unilad Tech’.

A prisão será um complexo de detenção moderno, destinado a substituir a antiga instalação localizada no Complexo de Detenção de Manhattan e, com ela, surgem preocupações de que o bairro de Chinatown se tornará o lar de centenas de detentos.

A construção do novo complexo foi planeada para oferecer melhores condições de vida aos presos, com centros de recreação, salas de jogos infantis e clínicas de saúde, em comparação com as condições da antiga prisão, que operava desde os anos 80 e tinha apenas 15 andares.

A instalação, cuja construção foi projetada para ser um “arranha-céu prisional”, levantou polémica entre os moradores locais.

O projeto, que se encontra em processo de “design-build”, ainda não tem data definida para a sua conclusão. A destruição da antiga instalação foi concluída em dezembro de 2024, mas a construção da nova prisão, conhecida como 125 White Street, deverá ser concluída apenas após 2027.