Alta velocidade: Comboio de Portugal está a ficar atrasado em relação a Espanha. Conclusão em 2030 pode ser miragem  

Os secretários de Estado das Infraestruturas e dos Transportes de Portugal e Espanha reúnem-se esta quinta-feira, em Madrid, para discutir os avanços nas ligações ferroviárias de alta velocidade entre os dois países.

Hugo Espírito Santo e José Antonio Santano voltam a sentar-se à mesa para abordar projetos como as linhas Madrid-Lisboa e Vigo-Porto, que enfrentam desafios significativos para cumprir o prazo estabelecido de conclusão até 2030.

O encontro realiza-se na sede do Ministério dos Transportes espanhol e serve como preparação para a sexta reunião do grupo de trabalho técnico dedicado às travessias transfronteiriças. Apesar do compromisso assumido na cimeira luso-espanhola de outubro passado, em Faro, a meta de 2030 já começa a ser vista como ambiciosa. Do lado espanhol, a Adif assegura estar a cumprir os prazos tanto na Galiza como na Extremadura, mas fontes do ministério apontam dúvidas sobre o ritmo de execução dos trabalhos em Portugal, revela o ‘El País’.

Durante a reunião, Santano irá apresentar o progresso espanhol, incluindo os planos da linha de alta velocidade para a Extremadura, que passará por Toledo e Talavera de la Reina, e do estudo informativo sobre a saída sul de Vigo em direção ao Porto.

Os dois governos também abordarão outros projetos relevantes, como a ligação Aveiro-Salamanca e os fluxos de mobilidade entre Faro e Huelva, num esforço para integrar a Península Ibérica na Rede Básica Atlântica de Transporte Transeuropeu.

A concretização destas infraestruturas é considerada vital não só para o reforço das relações entre os dois países vizinhos, mas também para maximizar os investimentos em transporte ferroviário e garantir a integração plena nas redes europeias.