Atenção, há uma nova burla no Booking. Esteja alerta para as reservas pois podem roubar dinheiro do seu cartão

Com o fim de semana prolongado do Dia de Todos os Santos à porta, muitos portugueses já garantiram a sua escapadinha, resultando num aumento significativo na ocupação de hotéis e apartamentos turísticos em todo o país.

No entanto, essa movimentação também tem atraído a atenção de cibercriminosos, que estão a explorar o aumento das viagens para aplicar diversos golpes relacionados a reservas.

Recentemente, vários utilizadores relataram um novo esquema de fraude que circula na plataforma de reservas Booking.com, revela o ‘elEconomista’. Ao contrário do que se poderia pensar, o site em si não foi hackeado, mas sim alguns dos hotéis promovidos na plataforma. Os burlões iniciam o ataque com uma mensagem do suposto hotel, solicitando a reconfirmação da reserva.

Os criminosos clonam quase perfeitamente o site do Booking, utilizando fotos reais do hotel, o que torna a situação ainda mais convincente. Na mensagem, é solicitado que os utilizadores preencham um formulário com os seus dados pessoais e informações do cartão bancário.

Um detalhe preocupante é que, na seção onde se pede o valor da reserva, os burlões afirmam que “a média é de 300 euros”, tentando induzir os utilizadores a fornecerem informações erradas.

Para dificultar a deteção de fraudes, as mensagens, geralmente enviadas por email, ocultam o verdadeiro link de phishing, apresentando-o como um email legítimo (booking@…).

Este alerta serve como um lembrete para os viajantes que, ao realizar reservas online, devem sempre verificar a autenticidade dos sites e das comunicações recebidas.

Ler Mais





Comentários
Loading...