Bruxelas destina 160 mil euros para financiar PME, startups, hospitais, universidades e instituições de investigação na área da saúde

As PME, startups, hospitais, universidades e instituições de investigação na área da saúde em Portugal – e em 18 outros países da europa – têm agora a oportunidade de acelerar a introdução das suas inovações no mercado através do programa SPICE (Strategic Partnership Initiatives for Competitive Edge).

Lançado pelo EIT Health InnoStars, este programa oferece um suporte financeiro significativo que pode chegar a 160.000 euros.

O SPICE disponibiliza até 100.000 euros em serviços de desenvolvimento e comercialização personalizados, juntamente com 60.000 euros adicionais em mentoria e orientação especializadas para um máximo de 10 equipas. Esta iniciativa visa promover a rápida entrada no mercado de inovações na área dos cuidados de saúde, proporcionando acesso a uma vasta rede de especialistas e recursos.

“O programa SPICE abre novos horizontes para os inovadores em Portugal e em toda a Europa”, afirmou Alessio Smeraldo, responsável pela criação de empresas do EIT Health InnoStars. “Ao proporcionar acesso a serviços personalizados e a orientação especializada, o SPICE permitirá aos inovadores enfrentar os desafios da comercialização no sector da saúde e obter uma vantagem competitiva no mercado. O nosso objetivo é transformar soluções de elevado potencial em empresas bem-sucedidas e escaláveis que possam prosperar no competitivo mercado europeu dos cuidados de saúde.”

As candidaturas estão abertas até 31 de outubro e o programa, que terá início no final de 2024, destina-se a startups, PMEs, universidades e instituições de investigação que apresentem soluções inovadoras no domínio da saúde. Para serem elegíveis, os candidatos devem ter soluções que tenham alcançado pelo menos o nível 6 de preparação tecnológica (TRL 6), ou seja, que estejam na fase de protótipo e tenham sido testadas em ambientes relevantes.

O SPICE promete não só um apoio financeiro imediato, mas também oportunidades duradouras através da adesão à rede EIT Health InnoStars, que é a maior rede de inovação na saúde da Europa. Este programa representa uma oportunidade ímpar para as empresas portuguesas prosperarem num mercado altamente competitivo.

 

 

Ler Mais



Comentários
Loading...