Iberlux? Rui Moreira propõe união ibérica e o El País destaca a ideia

Uma união entre Portugal e Espanha. É a proposta de Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, para a criação de um espaço denominado Iberlux. A sugestão foi dada na semana passada pelo autarca do Porto, Rui Moreira, no Cities Forum 2020, que teve lugar na invicta.

O objetivo é a criar um espaço ibérico, à semelhança do modelo Benelux de cooperação entre Holanda, Bélgica e Luxemburgo, mas agora centrado em Portugal e Espanha.

O jornal espanhol ‘El País’, deu destaque à proposta, referindo-se à mesma como uma «fusão entre Portugal e Espanha». O jornal começa por adiantar que «A Iberlux, a fusão de Espanha e Portugal numa nova entidade, é a proposta do autarca do Porto, o independente Rui Moreira», num texto escrito pelo correspondente em Lisboa, Javier Martin Del Barrio.

Na reportagem são transcritos vários excertos de declarações do autarca do Porto, feitas à agência espanhola ‘Efe’: «Durante centenas de anos vivemos de costas voltadas, com enormes desconfianças. Felizmente, essa realidade hoje já não existe. A ligação entre as nossas cidades transfronteiriças é óbvia. Falamos um idioma que não é o mesmo, mas entendemo-nos. Temos um espaço ibero-americano que é essencial para ambos os países. Falta agora fazer o trabalho de construir o Iberolux», disse Rui Moreira.

O autarca do Porto disse em declarações à ‘Efe’ que quase já não existem fronteiras entre a Galiza e Portugal, existindo milhares de turistas espanhóis a visitar cidades portugueses e inclusive estudantes que querem aprender o português, reforçando o seu argumento de que «o trabalho de construção do Iberolux precisa de ser feito».