“O impacto da Inteligência Artificial é inegável e utilizá-la é potenciar o sucesso da nossa empresa”, afirma o CEO da Opensoft
A Inteligência Artificial (IA) continua a transformar o cenário empresarial, estabelecendo um novo padrão de eficiência e produtividade em diversos setores. Rui Cruz, CEO da Opensoft, destaca que a adoção de IA já não é uma questão de “se”, mas de “quando” cada empresa aproveitar suas vantagens.
Com o intuito de maximizar a produtividade das empresas aproveitando os recursos da IA, a Opensoft partilha cinco estratégias.
- Automatização de operações repetitivas
A IA pode automatizar processos morosos e manuais, como o processamento de dados e a gestão de stocks. Isso não só libera tempo para tarefas mais estratégicas e criativas, como também reduz erros humanos. - Assistência virtual preditiva
Sistemas de assistência virtual preditiva respondem a perguntas em tempo real e antecipam as necessidades dos utilizadores. Isso melhora a experiência do cliente e a eficiência do atendimento. - Alocação de recursos
A IA otimiza a distribuição de tarefas e a gestão de equipamentos, seja através de alocação dinâmica ou estática. Isso aumenta a produtividade e melhora a eficiência operacional. - Apoio à tomada de decisão
IA pode auxiliar na definição de políticas de preços, analisando fatores como preços dos concorrentes e procura. Na área de vendas, identifica potenciais clientes e acelera o processo de vendas. - Gestão de recrutamento e seleção
A automação de recrutamento e seleção torna-se mais ágil com IA, que analisa currículos, realiza triagens e agenda entrevistas. Isso melhora a gestão de talentos e ajuda a atrair e reter profissionais.
“O impacto da Inteligência Artificial é inegável e utilizá-la é potenciar o sucesso da nossa empresa, tentando estar um passo à frente da concorrência. Uma aposta inteligente passa por colocar a tecnologia a nosso favor de modo a maximizar a eficiência de todos os recursos disponíveis. Como ferramenta de transformação digital valiosa, a IA é capaz de otimizar inúmeras operações e conduzi-las de forma excecionalmente eficaz, garantindo a qualidade da experiência do cliente com o serviço em questão”, sublinha o responsável.