Capgemini e SAP querem ajudar empresas através da implementação de ferramentas de IA generativa
A Capgemini anunciou a ampliação da sua parceria estratégica de longa data com a SAP, com o objetivo de ajudar empresas a enfrentar desafios críticos em seus negócios através da implementação eficaz de inteligência artificial (IA) generativa em processos-chave como recursos humanos, vendas, abastecimento e desenvolvimento sustentável.
No âmbito desta parceria, a Capgemini está a reforçar o seu Centro Global de Excelência (CoE) dedicado à SAP, integrando três dimensões fundamentais para garantir valor comercial: melhoria dos processos de gestão com IA generativa, aceleração do time-to-market, e capacitação da força de trabalho, com a formação de 20.000 colaboradores da Capgemini em métodos e ferramentas de IA generativa até o primeiro semestre de 2025.
“Valorizamos muito a dedicação da Capgemini ao SAP Business AI. Juntos, continuaremos a melhorar aplicações e processos de negócio com base na SAP Business Technology Platform e nos nossos serviços de IA, para respondermos às necessidades dos nossos clientes conjuntos… Iremos criar recursos novos que irão introduzir mais inovação no mercado, ajudando os nossos clientes a repensarem os seus processos de negócio,” afirmou Philipp Herzig, Chief AI Officer da SAP SE.
A Capgemini e a SAP já estão a colaborar com clientes para maximizar os benefícios da IA generativa. Alguns exemplos incluem: auxiliar supermercados na redução do desperdício de alimentos através de campanhas proativas para produtos próximos do prazo de validade; transformar funções de contratação no setor automóvel em processos ágeis e baseados em dados; e estimular o aumento de vendas na indústria de semicondutores, digitalizando documentos técnicos complexos e oferecendo proativamente as melhores propostas aos clientes.
“Só nos últimos 18 meses, a IA generativa transformou a forma como as organizações operam. A Capgemini está a desenvolver ainda mais as suas competências e a ampliar a sua rede de parcerias para melhorar o apoio aos nossos clientes naquela que é a próxima onda de transformação impulsionada pela IA, e no contexto da qual a implementação em escala passa a ser um fator verdadeiramente crítico”, refere Narayanan Balasubramaniam, Global Head of Enterprise Package Based Solutions da Capgemini.
Acrescenta ainda que “esta parceria mais alargada com a SAP ajudará os nossos clientes a adaptarem os seus processos de negócio de forma eficiente e a estarem preparados para poderem ser bem-sucedidos, tanto no curto como no longo prazo. Com mais de quatro décadas de experiência em ofertas/implementações assentes em tecnologia SAP e a nossa liderança comprovada nas áreas de dados e IA, as empresas podem contar com as nossas equipas de especialistas para libertarem todo o potencial disponibilizado pela IA generativa e, assim, transformarem as principais funções dos seus negócios.”