Robotaxi da Tesla vai ser hoje apresentado. Novo projeto de Elon Musk vê (finalmente) a luz do dia

Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX, sempre demonstrou um grande entusiasmo por veículos autónomos, descrevendo-os como um dos produtos mais revolucionários da empresa. No entanto, apesar das promessas ambiciosas, os tão aguardados carros autónomos ainda não chegaram às ruas.

Na última sexta-feira, o multimilionário fez um anúncio inesperado na X (antigo Twitter), revelando que a Tesla vai apresentar seu robotaxi hoje, dia 8 de agosto. A mensagem foi direta e sem detalhes adicionais: “Tesla Robotaxi revelado em 8/8”.

Anteriormente, Musk afirmou que a Tesla desenvolveria um carro sem volante ou pedais, e que os veículos equipados com a tecnologia Full Self-Driving (FSD) melhorariam continuamente através de atualizações de software, até se tornarem totalmente autónomos. Ele previu que esses carros poderiam operar como táxis autónomos, gerando receita para os seus proprietários.

Atualmente, a capacidade Full Self-Driving pode ser adicionada a um Tesla Model 3 por 11.000 euros, ou atravé de uma assinatura mensal de até 182 euros. No entanto, a Tesla destaca em letras pequenas que esses recursos ainda exigem supervisão ativa do motorista e não tornam o veículo totalmente autónomo.

Em abril de 2019 o CEO da Tesla, Elon Musk, anunciava que os automóveis da sua empresa estavam a um ano de ser totalmente autónomos, o que permitiria criar aquilo a que chamou “robotaxis”, com os quais os proprietários das viaturas poderiam ganhar dinheiro transportando pessoas. Esta evolução nunca aconteceu.

O “robotaxis” poderiam permitir ao seu dono ganhar 27.000 euros por ano, segundo anunciado por Musk no canal de Youtube da Tesla, naquela altura.