Navigator investiu 164 milhões de euros em projetos sustentáveis em ano e meio

A The Navigator Company reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade, tendo já investido cerca de 164 milhões de euros nos últimos 18 meses, representando 60% do valor total alocado para projetos sustentáveis.

André Manuel Mendes
Agosto 2, 2024
9:14

A The Navigator Company reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade, tendo já investido cerca de 164 milhões de euros nos últimos 18 meses, representando 60% do valor total alocado para projetos sustentáveis.

O montante de investimento inclui maioritariamente projetos direcionados à descarbonização, modernização dos equipamentos e melhoria de eficiência.

Os investimentos incluem uma nova Caldeira de Recuperação em Setúbal, que reduzirá as emissões de dióxido de carbono fóssil em aproximadamente 136 mil toneladas anuais, a instalação de uma nova Torre e Prensas de Lavagem em Aveiro, e a construção de um Forno de Cal a biomassa na Figueira da Foz. Além disso, a empresa está convertendo um Forno de Cal em Setúbal para queima de biomassa e instalando uma nova Central Fotovoltaica na Figueira da Foz.

A The Navigator Company também investiu em soluções sustentáveis de embalagem com a marca gKraft™, lançada no final de 2021. A empresa procura substituir embalagens plásticas de origem fóssil por produtos renováveis, biodegradáveis, recicláveis e neutros em carbono.

Em Aveiro, no início do segundo semestre de 2024, será inaugurada uma linha de produção de peças de celulose moldada de eucalipto, destinadas a substituir embalagens de plástico de uso único no mercado de food service e food packaging.

Recentemente, a Navigator foi reconhecida como a empresa do setor florestal mais sustentável do mundo pela ESG Risk Rating da Sustainalytics. A empresa lidera a lista de 85 empresas globais do setor de Paper & Forestry e ocupa o primeiro lugar entre 63 empresas do subconjunto Paper & Pulp, estando no top 5% entre mais de 16.200 empresas mundiais.

A Navigator tem um programa de investimento de 340 milhões de euros entre 2019 e 2028, focado na descarbonização das suas operações. A empresa investiu mais de 8 milhões de euros em eficiência energética nos últimos cinco anos, resultando numa economia anual de 100 GWh e evitando a emissão de cerca de 23 mil toneladas de CO2.

Com investimentos superiores a 25 milhões de euros, a Navigator implementou medidas para reduzir o uso de água e otimizar sua reutilização. Atualmente, 78% da água captada é devolvida ao ambiente, e o uso específico de água nas operações industriais é 5,1% menor em comparação a 2019. A meta é reduzir em 33% o uso específico de água até 2030.

A empresa também se foca na redução e reutilização de resíduos industriais, transformando-os em materiais valorizados na cadeia de produção de papel. A inovação em produtos sustentáveis e recicláveis continua sendo uma prioridade.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.