Novo design Google: utilizador não distingue publicidade de resultados de pesquisa

A Google começou a revelar, a alguns utilizadores, o novo design da página de resultados de pesquisa em Pcs. O novo layout surpreendeu por tornar quase impossível distinguir os resultados orgânicos – informação que o utilizador procura – dos conteúdos publicitários pagos para surgirem no topo da página de resultados de pesquisa.

Até agora, os resultados orgânicos diferenciavam-se dos anúncios por não terem nenhuma sinalética ao lado título da página enquanto os conteúdos de publicidade eram assinalados como tal através de uma etiqueta a indicar que se tratava de um anúncio.

Com o novo design, os resultados patrocinados apresentam um pequeno ícone de anúncio ao lado do título. Por sua vez, os resultados orgânicos têm um ícone do marcador de navegação de cada página ao lado do título. Uma vez que em ambos os casos, a sinalética está na mesma posição, torna-se difícil a distinção entre os resultados obtidos.

O novo design foi inspirado na pesquisa Google para terminais móveis que segue esta orientação desde Maio do ano passado. Aliás, vários especialistas indicaram que os links patrocinados nas pesquisas móveis, desde essa altura, registaram um crescimento de 17%.

Esta mudança é especialmente relevante uma vez que a maior parte da receita da Alphabet, empresa-mãe da Google, vem exactamente da publicidade apresentada nos resultados das pesquisas.






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