Em junho, a fabricante de chips Nvidia juntou-se às gigantes da tecnologia Apple e Microsoft no restrito grupo de empresas com capitalização de mercado superior a 3 biliões de dólares. A fabricante de semicondutores chegou até a superar as duas, tornando-se a empresa mais valiosa do mundo.
Embora a capitalização de mercado seja um indicador valioso, ela não é a única medida do sucesso de uma empresa. Numa economia onde o talento e o conhecimento dos funcionários são frequentemente mais importantes que o capital físico, ganham relevância outras métricas financeiras, como é o caso do lucro gerado por funcionário, que mede diretamente as contribuições individuais para o sucesso da empresa e indica a produtividade e a eficácia das operações empresariais.
Inspirada por essa métrica, a equipa da BestBrokers conduziu um estudo para identificar as empresas que geram mais lucro por funcionário. A análise abrangeu as 200 maiores empresas por capitalização de mercado em 28 de junho de 2024, utilizando dados do Companies Market Cap. O lucro por funcionário foi calculado dividindo-se o rendimento líquido anual de cada empresa pelo número de funcionários em tempo integral.
As 20 maiores empresas globais, segundo esse critério, geraram um rendimento líquido combinado de aproximadamente 474,25 mil milhões de dólares (437 mil milhões de euros), com um lucro médio de 737.707 dólares (cerca de 680 mil euros) por funcionário. A maioria dessas empresas está sediada nos EUA, com a China, Arábia Saudita, Suécia e Brasil também representados.
No topo da lista está a Saudi Aramco, a maior produtora de petróleo do mundo, que, apesar de ser a sexta em capitalização de mercado com US$ 1,82 biliões de dólares (1,68 biliões de euros), obteve o maior lucro líquido anual para 2023, totalizando US$ 120,73 mil milhões de dólares (110 mil milhões de euros). A Saudi Aramco gera impressionantes 1,65 milhões de dólares (1,52 milhões de euros) por funcionário.
A Prologis, empresa imobiliária com sede em São Francisco, Califórnia, ocupa o segundo lugar, gerando 1,19 milhões de dólares (1,09 milhões de euros) por funcionário. A ConocoPhillips, empresa de energia dos EUA, fica em terceiro com 1,11 milhões de dólares (1,02 milhões de euros) por funcionário.
A Nvidia aparece como a empresa de tecnologia mais bem classificada, na quarta posição geral, com 1,01 milhões de dólares (932 mil euros) em lucro por funcionário. Esse número supera os seus concorrentes na indústria como Google e Microsoft.












