EDP lança programa de financiamento e incubação para apoiar empreendedores sociais na transição energética

A EDP anunciou o lançamento do Hope Fund, um novo programa de financiamento e incubação destinado a empreendedores sociais com projetos voltados para uma transição energética justa. Este programa de três anos tem como objetivo identificar e apoiar organizações que desenvolvam soluções inovadoras para questões sociais relacionadas com a transição energética.

André Manuel Mendes
Julho 8, 2024
12:25

A EDP anunciou o lançamento do Hope Fund, um novo programa de financiamento e incubação destinado a empreendedores sociais com projetos voltados para uma transição energética justa. Este programa de três anos tem como objetivo identificar e apoiar organizações que desenvolvam soluções inovadoras para questões sociais relacionadas com a transição energética, com implementação prevista em Portugal, Espanha e países da América Latina.

O Hope Fund oferece apoio financeiro significativo, além de um programa de incubação e aceleração, com mentoria especializada, para ajudar os empreendedores a expandirem suas soluções de impacto social. Os projetos selecionados poderão receber até 500 mil euros em financiamento.

Esta iniciativa é realizada em colaboração com dois parceiros estratégicos: a Ashoka, organização especializada em apoiar empreendedores sociais, e a Bridge for Billions, uma plataforma online que oferece ferramentas e mentoria para empreendedores nas fases iniciais de crescimento.

“Estamos entusiasmados por lançar esta nova iniciativa, totalmente alinhada com a missão da EDP de apoiar empreendedores sociais que estão a contribuir para mudar o mundo. Acreditamos que, ao apoiar projetos inovadores e sustentáveis, podemos ter um impacto positivo e relevante nas nossas comunidades e em algumas das questões mais prementes que a sociedade enfrenta hoje, como a inclusão energética ou a transição justa”, comentou Vera Pinto Pereira, membro do conselho executivo da EDP.

As organizações interessadas podem candidatar-se ao fundo através da plataforma Bridge for Billions até 31 de agosto. Os projetos devem focar em áreas como acesso a energia limpa para comunidades carentes, eficiência energética, formação para indústrias de transição energética e preservação ambiental com impacto social positivo.

O processo de seleção dos projetos considerará critérios como inovação, impacto, escalabilidade e sustentabilidade. O Hope Fund faz parte do EDP Y.E.S. – You Empower Society, a estratégia global de impacto social da empresa, que visa investir 300 milhões de euros até 2030 em mais de 500 projetos de responsabilidade social em diversas localidades.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.