142 ‘posts’ num dia: Trump bate recorde de tweets com tema do impeachment

Quem olha com atenção para a página do Twitter do Presidente dos EUA, Donald Trump, rapidamente percebe que ele passa bastante tempo a fazer publicações.

Quase diariamente o líder americano publica uma quantidade considerável de tweets, contudo na passada quarta-feira, coincidindo com o segundo dia do julgamento de impeachment, bateu definitivamente o seu recorde.

Trump nunca tinha feito tantas publicações como a 22 de Janeiro, publicando o maior número de tweets num único dia desde que assumiu o cargo, de acordo com o serviço de rastreio de dados Factbase.

No seu total foram contabilizados 142 tweets, 124 dos quais foram retweets, atingindo assim também o maior número de retweets de sempre em apenas um dia, desde que se tornou presidente dos EUA.

Relativamente ao tempo entre cada publicação, Trump fez 41 tweets entre a meia-noite e a uma da manhã, resultados que aparentemente não correspondem aos melhores já conseguidos pelo presidente americano.

Importa destacar que nem todos os tweets foram necessariamente publicados pelo próprio Trump, alguns foram publicados pela sua equipa de comunicação, uma vez que em estudos anteriores já foi sugerido que mais do que uma pessoa tem acesso à conta oficial do presidente.

Agora resta saber quais os principais temas abordados por Trump nos implacáveis tweets. Numa rápida análise ao feed da passada quarta-feira, verifica-se uma tendência padrão do presidente para retweets e likes em páginas como  @TeamTrump , @GOP , @WhiteHouse, mas também em memes relacionados com o director de comunicação social da Casa Branca, Dan Scavino.

Sem nenhuma surpresa a questão do impeachment foi também destacada, no final do dia Trump retweetou vários representantes e senadores, incluindo Ted Cruz, vulgarmente referido pelo presidente como ‘Lying Ted’ (o mentiroso), durante a campanha.