Portugal entre os países com melhor índice de talento do mundo
O Global Talent Competitiveness Index (GTCI) disponibilizou o relatório dos países mais competitivos do mundo na gestão de talento em 2020. O índice mundial, que analisa a forma como os países atraem, gerem e retêm os seus profissionais, é dominado pelos países nórdicos europeus e conta com outros países muito desenvolvidos a nível económico nos 30 primeiros lugares.
No ranking geral, composto por 132 países, Portugal assume a 28º posição com uma avaliação de 57,8 pontos, e pertence ao grupo de países com rendimentos elevados.
Dentro das seis competências que são analisadas no Índice, o nosso país apresenta um bom comportamento ao nível das novas oportunidades, ocupando o 29º lugar. No que se refere à atratividade de mercado e habilidades globais de crescimento, encontra-se na 26ª e 32ª posição, respetivamente. Ao nível da competência profissional e técnica, ocupa o 43º lugar e no que se refere a conhecimentos globais o 35º. Por fim, e quanto à taxa de retenção, ocupa uma boa posição, destacando-se no 25º lugar.
Suiça lidera pelo sétimo ano seguido
Os países europeus continuam a liderar o ranking GTCI. A Suíça revalida o título de principal pólio de talento do mundo pelo sétimo ano consecutivo, sendo que este ano o índice soma ainda três países não europeus entre os 10 primeiros: Estados Unidos na 2ª posição, Singapura, no 3º lugar, e a Austrália no 10º.
Os países com salários mais altos continuam a dominar os primeiros 25 lugares da lista, sublinha a Adecco.
Em sentido inverso, Angola, Congo e Iémen ocupam, por esta ordem, os três últimos lugares da tabela.
TOP 10 principais países do mundo em competitividade de talentos
- Suíça
- Estados Unidos
- Singapura
- Suécia
- Dinamarca
- Holanda
- Finlândia
- Luxemburgo
- Noruega
- Austrália
Relativamente às cidades, Nova Iorque está no topo da lista, como a cidade mais competitiva em talentos empresariais, graças ao forte desempenho prestado em quatro dos cinco pilares, nos quais a Adecco baseia a sua pesquisa. Em segundo lugar ficou Londres, seguida por Singapura, São Francisco e Boston.
Lisboa não está tão bem posicionada quanto Portugal, mas encontra-se ainda na primeira metade da lista, ocupando o 62º lugar, num total de 155 cidades.
TOP 10 principais cidades do mundo em competitividade de talentos
- Nova Iorque, EUA
- Londres, Reino Unido
- Singapura
- São Francisco, EUA
- Boston, EUA
- Hong Kong
- Paris, França
- Tóquio, Japão
- Los Angeles, EUA
- Munique, Alemanha
A Adecco lançou o índice de Competitividade Global de Talentos 2020, no Fórum Económico Mundial, em Davos, medindo assim a competitividade de talentos de 132 países e 155 cidades, em parceria com a escola de negócios INSEAD e a Google.