Há 125 anos, o primeiro carro da Opel saiu da linha de montagem. Esta é a história que celebra a marca
A Opel, uma das fabricantes de automóveis mais antigas do mundo, tem uma rica história que remonta ao final do século XIX. Fundada por Adam Opel em 1862 como uma fábrica de máquinas de costura na Alemanha, a empresa aventurou-se na fabricação de bicicletas e, em seguida, carros. Em 1899, a Opel produziu o seu primeiro automóvel, o ‘Patentmotorwagen System Lutzmann’, um carro movido a gasolina.
Desde então, a Opel passou por muitos altos e baixos, incluindo a aquisição pela General Motors (GM) em 1929. Durante a sua associação com a GM, a Opel tornou-se uma marca de renome internacional, produzindo uma ampla gama de veículos, desde compactos até carros de luxo. No entanto, em 2017, a GM vendeu a Opel ao Grupo PSA, que mais tarde se tornaria Stellantis após uma fusão com a Fiat Chrysler Automobiles.
Apesar dos desafios enfrentados ao longo de sua história, a Opel permanece como uma parte integral da indústria automobilística europeia.
Agora, para celebrar os 125 anos da produção do primeiro automóvel da marca, as portas estarão abertas na sede da Opel em Rüsselsheim. De acordo com o mote do evento “Forever forward since 1899”, clientes, funcionários e o público em geral, bem como convidados de honra da vida política e da Stellantis, têm a oportunidade de conhecer os marcos da história da Opel na indústria automóvel.
Ao percorrer a fábrica, por exemplo, os visitantes podem observar os bastidores ou sentir de perto a emoção da Opel num test-drive de um modelo de competição ou do Rocks Electric.
“Nos 125 anos de produção automóvel da Opel não queremos apenas celebrar este aniversário com os nossos visitantes, mas também mostrar como a Opel sempre ajudou a moldar a constante evolução da indústria automóvel e está agora posicionada para o futuro. No próximo sábado, o novo Opel Frontera e o novo Opel Grandland1 terão as suas estreias públicas aqui na nossa sede. Com estes automóveis, passamos a oferecer aos nossos clientes, a partir deste ano, uma versão 100% elétrica de cada modelo Opel. Tudo isto está refletido pelo nosso lema para o aniversário ‘Forever forward since 1899’”, diz Florian Huettl, CEO da Opel.