Alta velocidade coloca em risco centenária dona da farinha Amparo no Porto

Há mais de um século, a Moagem Ceres, dona da farinha Amparo, tem sido um símbolo da indústria e tradição em Campanhã, no Porto. No entanto, o futuro da empresa está ameaçado pela iminente construção da Linha de Alta Velocidade (TGV) Porto-Lisboa, que pode resultar na sua realocação ou até mesmo encerramento.

Com a inauguração da nova linha ferroviária, as mudanças urbanísticas planeadas podem transformar radicalmente a paisagem de Campanhã. Embora ainda não haja decisões formais, a administração da Moagem Ceres está ciente das implicações que a construção do TGV terá no edifício e nas operações da fábrica, revela o ‘Negócios’.

A necessidade de realocação pode significar um investimento significativo numa nova instalação, com custos que chegam a dezenas de milhões de euros.

Para os trabalhadores da Moagem Ceres, a possibilidade de mudança também traz incertezas. Cerca de 100 postos de trabalho podem ser afetados, e a preocupação com o bem-estar dos colaboradores, muitos dos quais têm décadas de serviço na empresa, é uma prioridade para a administração.