Desemprego volta a subir em Março
A taxa de desemprego em Portugal voltou a subir atingiu 15,3% da população activa. Desde Março de 2011, o desemprego já aumentou 2,9%.
Os dados foram divulgados hoje pelo Eurostat e mostram que Portugal tem a terceira maior taxa de desemprego da União Europeia. Espanha continua com o valor mais elevado, com 24,1%, seguida pela Grécia, com 21,7%. A média da União Europeia situa-se em 10,2%.
Mais jovens portugueses estavam em situação de desemprego, uma subida de 27,6%, em Março de 2011, para 36,1%. O desemprego jovem, dos que têm menos de 25 anos, atinge mais de 50% da população espanhola e grega.
Passos Coelho alertou ontem que os próximos anos terão níveis de desemprego recorde. “A partir de 2013 tenderemos a absorver uma parte do desemprego, uma parte ainda pequena, e a partir de 2014 absorveremos uma fatia mais importante. Ou seja, temos que estar preparados para viver durante pelo menos dois ou três anos com níveis de desemprego a que não estávamos habituados, ele não vai desaparecer de um dia para o outro”, afirmou o primeiro-ministro.