Programa
09h10 Apresentação e Boas-vindas
09h15 Keynote Speaker
Gonçalo Saraiva Matias, Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Fundação Francisco Manuel dos Santos
10h30 Mesa debate: A Natureza (Água e Sustentabilidade) – o impacto na Economia, Empresas, Sociedade
Alexandra Serra, Administradora na AdP – Águas de Portugal
11h05 Coffee Break
11h25 Apresentação: A necessária reindustrialização em Portugal como fator crítico de sucesso – a Indústria Farmacêutica e não só
João Epifânio, Administrador da MEO/Altice
12h25 Orador de Encerramento
12h55 Encerramento da Conferência
Notícias
“A IA é uma área em que o investimento é efetivamente em talento”, assegura Ricardo Gonçalves
Em 2016, a Fidelidade começou a trabalhar o percurso para gerar as competências dentro da organização para conseguir desenvolver a Inteligência Artificial (IA), com o objetivo que esta fosse colocada ao serviço da empresa e do cliente.
“O que as empresas precisam para contribuir para a reindustrialização é de alguma estabilidade em termos fiscais”, admite Luís Bastos
Luís Bastos, Digital Industries Country Head da Siemens, destaca a importância de as empresas terem um maior peso na economia do nosso país, e para isso traça um conjunto de desafios que estas enfrentam no caminho para conseguir escala.
Estamos a viver a quarta revolução industrial, mas há uma “assimetria brutal” entre as empresas em Portugal, diz João Epifânio, Administrador da MEO/Altice
João Epifânio, Administrador da MEO/Altice sublinha que estamos a viver a quarta revolução industrial, mas sublinha a “assimetria brutal” que existe entre as empresas em Portugal.
“A relação entre o desenvolvimento económico e a água é notória”, afirma Alexandra Serra, Administradora da Águas de Portugal
Portugal é um país reconhecido pelos excelentes indicadores de qualidade dos serviços de abastecimento público e de saneamento de águas residuais, e a sua relação com o desenvolvimento económico é notória.
Na gestão da água, “o caminho será sempre uma combinação de soluções”, explica o Presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos
Jorge Cardoso Gonçalves, Presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, sublinha que temos água e qualidade para consumo, no entanto destaca a importância da conciliação de soluções para robustecer o fornecimento no nosso país.
“A economia circular são novos modelos de negócio que caminham para uma otimização e eficiência dos recursos”, explica a CEO da Sociedade Ponto Verde
Ana Trigo Morais, CEO e Administradora-Delegada da Sociedade Ponto Verde, destaca a importância de uma maior consciencialização para a escassez de matérias-primas, sublinhando o relevo de uma economia cada vez mais circular em Portugal.
“Insuficiência de recursos no setor da saúde” é um “verdadeiro problema”, alerta Administrador da Lusíadas Saúde
Luís Drummond Borges, Administrador da Lusíadas Saúde, destaca a preocupação com os complexos desafios no setor da saúde em Portugal, sublinhando a questão da insuficiência de recursos humanos como o “verdadeiro problema”.
“A emigração tem uma contribuição líquida positiva para a Segurança Social e para a sua sustentabilidade”, destaca o CEO da Randstad
Raul Neto, CEO da Randstad, sublinha a importância de entender o mercado do trabalho e como ele se caracteriza. Atualmente, a questão do envelhecimento da população é um fator dominante, mas também podemos juntar a isso um aumento na escolaridade e os fenómenos de emigração na população mais jovem.
‘Silver economy’ tem grande peso e é uma oportunidade para o turismo em Portugal, revela Lídia Monteiro
Lídia Monteiro, Administradora do Turismo de Portugal confessa que o envelhecimento da população é visto como uma oportunidade para o setor em Portugal, e que todas as entidades têm encetado esforços para conseguir extrair resultados desta nova realidade.
“O défice demográfico é o défice mais grave que o país enfrenta”, admite o Presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos
Gonçalo Saraiva Matias, Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), defende a importância dos fluxos migratórios para resolver o défice demográfico que o nosso país enfrenta.
“As profundas alterações – e os seus impactos na Economia, Empresa, Sociedade”: Este e o resumo da XXVI Conferência Executive Digest
A Culturgest voltou a abrir as portas para a XXVI Conferência Executive Digest, evento de referência que juntou em palco Presidentes, CEOs e gestores de referência do tecido empresarial nacional para debater o tema “As profundas alterações – e os seus impactos na Economia, Empresa, Sociedade”.
Um minuto com… Ricardo Florêncio, CEO do Multipublicações Media Group
Ricardo Florêncio destacou que a XXVI Conferência Executive Digest trouxe à discussão um conjunto de temas diferentes dos habituais e que, no final, concluiu-se que todos eles têm ainda muito para ser discutidos.
Um minuto com… António Ramalho, gestor e economista
António Ramalho acredita que no pós-pandemia existem um conjunto de novas forças de mercado que vão trazer um novo desafio de reindustrialização à Europa, o que vai criar uma oportunidade única no espaço europeu.
Um minuto com… Ricardo Gonçalves, Head of Center for Artificial Intelligence and Analytics da Fidelidade
Ricardo Gonçalves acredita que os serviços são uma área propícia para aplicar a Inteligência Artificial, pois é muito processual e com muita tomada de decisão, e é excelente a tratar a parte conversacional e da resposta aos clientes.
Um minuto com… Ana Trigo Morais, CEO e Administradora-Delegada da Sociedade Ponto Verde
Ana Trigo Morais explica que a economia circular é todo um conceito que nos visa valorizar os nossos recursos, os nossos resíduos, e aquilo que podemos transformar e dar uma nova vida. Para a executiva, os desafios são ambientais, económicos, mas são, sobretudo, de transformação dos modelos de…