Repsol reforça aposta na mobilidade elétrica com a aquisição da portuguesa miio

No âmbito do seu compromisso com a transição energética, a Repsol anunciou esta sexta-feira a aquisição de uma participação maioritária da miio, empresa portuguesa fundada em 2019, como parte dos objetivos estabelecidos no seu plano estratégico.

A miio, que integra desde julho de 2022 o portefólio da Portugal Ventures, sociedade de capital de risco que integra o Grupo Banco Português de Fomento, dedica a sua atividade a simplificar a mobilidade elétrica e oferece soluções pioneiras de carregamento para veículos, para consumidores finais e para empresas. Com o investimento nesta operação, a Repsol reforça a sua aposta na área da mobilidade elétrica, com a oferta de soluções inovadoras de carregamento para os usuários de veículos elétricos.

Esta aliança está alinhada com a estratégia da companhia multi-energética, a primeira empresa do setor a estabelecer um objetivo de zero emissões líquidas, até 2050. “Esta parceria está em linha com o Plano Estratégico e objetivos da Repsol, permitindo-nos alargar o nosso portfólio e a colocar em prática o nosso conhecimento no âmbito da Mobilidade Elétrica. Acreditamos que a nossa expertise, aliada à presença no mercado ibérico, vai impulsionar significativamente a oferta de soluções inovadoras que satisfazem as necessidades distintas dos nossos clientes”, frisou Paloma Gallo, responsável pelo desenvolvimento da Mobilidade Elétrica em Portugal.

A Repsol conta com quase 15 anos de experiência nesta área de mobilidade elétrica e dispõe atualmente de uma das redes públicas mais importantes da Península Ibérica. Por isso, está a desenvolver uma implementação inteligente da rede, aplicando sempre critérios de captação, instalando pontos de carregamento elétrico em locais de interesse para os utilizadores de veículos elétricos.

Até à data, a empresa multi-energética tem mais de 1.800 pontos de carregamento instalados na Península Ibérica e é líder em pontos de carregamento rápido em estações de serviço. Neste sentido, a Repsol dispõe de pontos de carregamento elétrico rápidos e ultrarrápidos, em estações de serviço, nos principais corredores da Península Ibérica, com ligações compatíveis com qualquer tipo de veículo elétrico, sempre operacionais; com serviço no local durante a maior parte do horário de funcionamento; assistência e serviço telefónico disponível 24 horas por dia, e serviços adicionais à disposição dos utilizadores.

“Estamos muito entusiasmados em dar as boas-vindas à Repsol. É um marco que celebra não só o nosso crescimento, mas também a visão partilhada de inovação e sustentabilidade. Ampliamos, assim, as nossas capacidades para aprofundar a internacionalização e enriquecer ainda mais o portfólio dos produtos miio. Esta colaboração é uma alavanca que nos ajudará a impulsionar a mobilidade elétrica e a fortalecer a nossa trajetória de independência e inovação”, afirmou Daniela Simões, CEO e cofundadora da miio.

Por outro lado, Teresa Fiúza, vice-presidente da Portugal Ventures sublinhou que “a Portugal Ventures orgulha-se de ter contribuído para o crescimento da miio, que atualmente se posiciona como um dos principais players da mobilidade elétrica em Portugal. Através do nosso investimento conseguimos garantir à equipa da miio, os meios financeiros necessários e o knowhow que permitiu à empresa alcançar vários objetivos, resultando no reconhecimento da Repsol e a respetiva aquisição maioritária, o que irá permitir a internacionalização e potenciar o desenvolvimento do produto da miio”.

Ler Mais





Comentários
Loading...