Quer amortizar o crédito à habitação? Atenção que há bancos a informar mal os clientes
Durante este ano é ainda possível a amortização do crédito à habitação sem penalizações, depois de esta medida ter sido prolongada até ao final de 2024. No entanto, há bancos que estão a informar mal os clientes.
Desde o dia 12 de outubro que está em vigor o prolongamento da suspensão da penalização de 0,5%, para quem fizer amortizações parciais ou totais do crédito à habitação. No entanto, de acordo com a ‘Renascença’, no final de dezembro dois dos maiores bancos no país estavam a dar informação incorreta aos clientes.
O Montepio foi um deles, com um funcionário a informar por telefone e email, no dia 20 de dezembro, que não havia ainda informação para 2024, enquanto que no Novo Banco o cliente foi informado que a suspensão da comissão terminava no final de 2023, revela a ‘Renascença’.
Já a Caixa Geral de Depósitos (CGD), Santander, Millennium BCP e BPI, informaram os clientes corretamente.
A mesma fonte refere que os bancos em causa informaram que isto se trataria de um “equívoco” ou “um lapso” dos funcionários.
O Banco de Portugal remete esta situação para a legislação em vigor, onde está descrito que estes ilícitos são “puníveis com coima de 3.000 euros a 1 milhão e 500 mil euros e de mil euros a 500 mil euros, consoante seja aplicada a ente coletivo ou a pessoa singular”.