Web Summit arranca hoje em Lisboa. O que esperar do maior evento de tecnologia do mundo?
A Web Summit está de volta para mais uma edição marcante. Lisboa acolhe mais uma vez aquela que é a maior convenção de tecnologia e inovação do planeta, onde são esperados mais de 70.000 participantes e 800 oradores de todo o mundo.
O que é a Web Summit?
A Web Summit é um dos maiores e mais importantes eventos de empreendedorismo, tecnologia e inovação do mundo e ocorre em Lisboa desde 2016. Criada em 2010 pelas mãos do fundador Paddy Cosgrave, conquistou rapidamente o estatuto de um dos eventos mais importantes do setor tecnológico – e não só.
Além de tecnologia e inovação, temas relacionados com marketing, empreendedorismo, media, e-commerce, lifestyle e entretenimento ganham destaque no programa do evento e envolvem os participantes durante quatro dias.
A edição da Web Summit 2022 vai realizar-se na Altice Arena e na FIL – Feira Internacional de Lisboa, entre hoje e o dia 16 de novembri. Os bilhetes encontram-se à venda e podem ser adquiridos no próprio site oficial da Web Summit.
O que esperar do evento?
Um dos principais motivos para participar é a oportunidade de assistir a palestras com especialistas de renome, como por exemplo:
- Scott Galloway – Professor e apresentador;
- António Costa – Primeiro-Ministro do Governo de Portugal;
- Aidan Gomez – Cofundador e CEO da Cohere;
- Nick Clegg – Presidente de assuntos globais na Meta;
- Alicia Garza – Fundadora do Black Futures Lab;
- Christina Cacioppo – Cofundadora e CEO da Vanta;
- Robert Habeck – Vice-Chanceler da Alemanha;
- Andrey Khusid – Fundador e CEO da Miro.
Trânsito condicionado
De 13 a 16 de novembro:
- É encerrada a circulação em toda a Alameda dos Oceanos (condicionada a veículos de emergência no sentido N/S entre a rotunda dos Vice-Reis e a Rua Mar da China) e na Avenida do Índico entre a Alameda dos Oceanos e a Avenida Dom João II, onde será garantido o acesso ao parque e a operações de cargas e descargas;
- A Rua do Bojador é encerrada à circulação no troço entre a Rotunda do Bojador e a Alameda dos Oceanos;
- A Avenida da Boa Esperança estará condicionada à circulação entre a rotunda dos Vice-Reis e Hotel Myriad, ficando apenas circulável para viaturas autorizadas.
Entre o dia 17 e 21 de novembro, gradualmente, todas as vias serão reabertas e repostas.
- As alterações à circulação e os respetivos desvios de trânsito serão devidamente coordenados pela Polícia de Segurança Pública.
A PSP aconselha:
- Privilegie a utilização de transportes públicos
- Se estacionar na via pública verifique se deixou o veículo de forma a permitir a circulação rodoviária de outros veículos.
- Verifique se deixou o veículo trancado e não deixe valores à vista no seu interior;
- Não ostente ou transporte objetos valiosos, bem como quantias monetárias elevadas;
- Se transportar mochilas ou malas, mantenha-as sempre fechada e junto à parte frontal do corpo.
- Acate com total disponibilidade as ordens dos Polícias, seja um órgão facilitador da ação policial e não comprometa a sua segurança e a dos outros cidadãos;
- Consulte através da “APP Web Summit” a lista de objectos proibidos de portar para o interior do evento.
Demissão de Paddy Cosgrave
Recorde-se que o líder da Web Summit, Paddy Cosgrave, demitiu-se do cargo depois de várias empresas cancelarem a participação no evento, em Lisboa, na sequência de afirmações que fez sobre Israel.
“Infelizmente, os meus comentários pessoais tornaram-se uma distração do evento”, afirmou Paddy Cosgrave. “Peço novamente sinceras desculpas por qualquer mágoa que tenha causado”, acrescentou.
Paddy Cosgrave escreveu em 13 de outubro na rede social X (antigo Twitter) uma publicação que deu origem a várias críticas.
“Estou impressionado com a retórica e as ações de tantos líderes e governos ocidentais, com a exceção particular do Governo da Irlanda, pela primeira vez estão a fazer a coisa certa. Os crimes de guerra são crimes de guerra mesmo quando cometidos por aliados e devem ser denunciados pelo que são”, disse, na altura, Paddy Cosgrave em alusão conflito entre Israel e o Hamas.