Brexit afasta 100 mil turistas ingleses de Portugal
O cenário da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) está a ter impactos na chegada de turistas ingleses a Portugal e nas contas dos hotéis. Sem acordo, as viagens dos britânicos caem 7% já em 2020 e 8% no ano seguinte. Haverá menos oito milhões ingleses a viajar. No entanto, os impactos não serão sentidos de forma homogénea nos vários destinos europeus: em Portugal o corte não irá além das cerca de 100 mil pessoas, mostram projecções da European Travel Commission (ETC), a que o “Diário de Notícias” (DN) teve acesso.
Em Portugal, apesar de um corte de 5,8% no número de turistas do Reino Unido. Sem Brexit, a projecção da ETC aponta para algo como 2,4 milhões de chegadas de ingleses num total de 16,6 milhões de turistas; com Brexit seriam 2,3 milhões de ingleses num universo de 16,5 milhões de hóspedes.
O “DN” acrescenta ainda que a maior queda percentual de turistas irá ocorrer «na Irlanda, onde o sector encolhe 3,5% no próximo ano e 5% em 2021. E «cerca de dois terços desta redução é atribuída a menos ingleses a viajar». Eduardo Santander, director-executivo deste organismo, prevê uma redução de 8,3% no número de viagens à Irlanda em 2021.
Inicialmente previsto para 29 de Março de 2019, o Brexit foi primeiro adiado para 31 de Outubro, mas a data de saída do Reino Unido da UE voltou a ser prorrogada, estando agora marcada para 31 de Janeiro de 2020. E a 12 de Dezembro o Reino Unido vai a eleições antecipadas.