Portugal é o segundo país da Europa com os preços mais baixos nas comunicações electrónicas

Portugal é segundo país europeu com os preços mais baixos nas comunicações electrónicas, num ranking liderado pela França. A conclusão é de um estudo encomendado à Deloitte pela Associação de Operadores de Telecomunicações (Apritel).

De acordo com a análise, cujos dados apresentados consideram a taxa de IVA e a actualização da Paridade do Poder de Compra, em Portugal, os preços médios para os pacotes que incluem televisão, internet fixa e telefone custam, em média, 38,60 euros. Ou seja, são 34% inferiores à média dos países da Europa (58,05 euros).

Já para os pacotes com televisão, internet fixa, telefone e telemóvel os preços médios são 20% mais baixos do que a média europeia. Contas feitas, são 59,94 euros contra 75 euros.

Este estudo teve em conta os 10 países europeus que mais se assemelham a Portugal em termos de qualidade e diversidade de oferta de serviços de comunicações electrónicas: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Estónia, França, Hungria, Irlanda, Países Baixos e Reino Unido.

«Trata-se, acima de tudo, de uma análise que, efectivamente, compara o que é comparável e as suas conclusões demonstram que as comunicações eletrónicas em Portugal apresentam preços mais baixos do que a média europeia, preços altamente competitivos, que aliados a uma oferta de serviços inovadora e de qualidade tornam Portugal ímpar e um exemplo», sublinha Pedro Mota Soares, secretário-geral da Apritel.
Actualmente, segundo dados recolhidos pela associação, o sector das comunicações electrónicas em Portugal representa 2,3% do PIB e emprega cerca de 18 mil pessoas.





Comentários
Loading...