Falta pouco mais de duas semanas para que o Papa Francisco visite Portugal por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude. Durante os seus compromissos em terras lusas, o sumo pontífice vai sentar-se em cadeiras Made in Portugal, produzidas no Norte.
O trabalho está a cargo da Fenabel, uma empresa de Paredes que vai produzir 8 cadeirões especialmente para a ocasião, sendo que 4 ficarão ao serviço de Sua Santidade, o Papa Francisco, que o acompanharão em todas as suas visitas oficiais.
Dos restantes modelos produzidos pela empresa nortenha, dois cadeirões ficarão à disposição do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante os dias do evento, e outro será doado ao Museu do Mobiliário em Paredes, onde poderá ser apreciado por todos os que o visitarem.
Estes cadeirões estão a ser produzidos em madeira de freixo maciça com acabamento à cor natural, sendo que os tecidos, juntamente com os demais materiais utilizados têm por base uma política sustentável. Aos cadeirões foram acrescentados os bordados do brasão do papado, assim como o brasão de armas nacional.
Os modelos terão um peso estimado de cerca de 28kg por unidade e uma altura de 1,25 metros
A empresa que os produz garante que estes estão a ser cuidadosamente desenvolvidos manualmente, dando assim uma atenção especial ao detalhe.
“Este evento vai ser um dos pontos altos do ano, se não mesmo o mais importante em Portugal e a Fenabel tem todo o gosto em fazer parte deste momento único”, sublinha o CEO da empresa, Mário Leite.














