Continente: O maior cartão de descontos do país
O Cartão Continente é o Maior Cartão de Descontos do País. Actualmente, serve cerca de 4 milhões de famílias e pode ser usado em mais de 2.000 lojas das 20 marcas aderentes (Continente, Galp, Wells, MO, Meu Super, Zippy, Bagga, Note!, Zu, Go Natural, Homestory, Pizza Hut, Pans&Company, KFC, Pasta Caffé, Miit, SOL, Taco Bell, Booking, TAP) que, todos os dias, entregam propostas de valor relevantes aos clientes.
Nascido em 2007, com a vontade de ser o maior Cartão de Descontos do País, foi um sucesso tremendo desde o primeiro dia e tornou-se um benchmark a nível mundial. O sucesso é resultado de uma proposta de valor fortíssima, inicialmente válida apenas nas lojas Continente.
Em 2012 deixou de ser apenas o cartão de fidelização do Continente e passou a ser o programa de fidelização de um conjunto de marcas líderes em Portugal, com ofertas diferenciadas e relevantes para suprir as necessidades das famílias. Desta forma, aumentou ainda mais a proposta de valor para o cliente, porque passou a ser possível acumular e usar o saldo nas várias marcas que compõem o programa.
Além disto, foram lançados produtos inovadores, como o primeiro plano de saúde totalmente gratuito em Portugal, disponível num conjunto muito relevante de Unidades de Saúde. Portanto, desde 2017, quem tem um Cartão Continente tem um plano de saúde – o objectivo é continuar a alargar este ecossistema de forma a trazer sempre novas formas de poupança e serviços relevantes para os clientes.
DIGITAL
Mas o Cartão Continente não é só um cartão físico, hoje também é digital. O programa arrancou a transformação digital em 2017, após uma revisão estratégica, e a primeira resolução foi lançar uma nova versão da App Cartao Continente, que actualmente já conta com mais de 2,5 milhões de utilizadores. De facto, o digital trouxe a possibilidade de trazer novos serviços e uma melhor experiência aos clientes. Nesse sentido, foram inovadores no lançamento de um conjunto de funcionalidades: os primeiros a lançar a factura eletrónica no retalho alimentar em Portugal; os primeiros a lançar uma wallet de pagamentos digitais, com uma experiência de pagamento muito diferente das restantes wallets digitais; pioneiros no conceito de gamification no retalho, e já lançaram um conjunto de mecânicas muito bem-sucedidas – tiveram mais de um milhão de clientes a jogar no “Advento de Natal” na App Cartão Continente. «O segredo é fazer sempre o que é relevante para os nossos clientes, fazendo com que tenham sempre um benefício ao utilizar o Cartão Continente», explica Tomás Ribeiro, Director do Cartão Continente.
ANALYTICS
Toda a informação recolhida com o Cartão tem como objectivo conseguir oferecer aos clientes aquilo que eles querem, melhorar a oferta das marcas, a gama das lojas, serviços ou promoções. « Processamos um volume de dados muito relevante, e que é fonte de um enorme sentimento de responsabilidade e também de investimento na sua protecção», acrescenta a mesma fonte. A primeira carta com ofertas personalizadas foi enviada aos clientes em 2008, e muito já evoluíram desde esse momento – são 17 anos de experiência acumulada em análise de dados, com uma equipas especializada em Data Science.
Foi ainda lançado um conjunto de produtos analíticos inovadores em todo o mundo como: Folheto Personalizado Continente (todos os clientes recebem semanalmente o seu folheto, com sugestões de produtos em promoção com base nas preferências dos clientes) e Entrega Certa Continente (uma solução piloto em que através de técnicas de IA enviam aos clientes as suas compras todas as semanas, sem que estes tenham de ter qualquer esforço com isso (nem sequer fazer uma lista).
Além disso os dados podem ser usados para melhorar a experiência dos clientes nas lojas, podendo adequar a gama e o formato da loja ao tipo de clientes, às missões de compra que eles habitualmente fazem, entre outras funcionalidades inovadoras.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Cloud e Analytics”, publicado na edição de Maio (n.º 206) da Executive Digest.