E se Portugal saísse do euro?
Segundo o Nobel de Economia de 2011, Michael Spence, os líderes europeus têm de ter um plano para o caso de Portugal e da Grécia saírem da zona euro.
“A União Europeia tem de estar preparada para a eventualidade de a Grécia ou Portugal poderem decidir que é do seu interesse sair em algum ponto”, disse o professor de economia na Universidade de Nova Iorque em entrevista à Bloomberg TV.
De acordo com a agência financeira, o especialista norte-americano do banco de investimentos nova-iorquino Brown Brothers Harriman, Marc Chandler, disse ontem que um cenário de desmembramento da Zona Euro é improvável. Contudo, diz que “se a Grécia sair da zona euro Portugal será o seguinte”. E acrescenta: “Aí haveria uma espiral de risco, poderia haver novas cisões na Europa, que seriam muito negativas.
Portugal deve continuar no euro “por razões políticas”, ou estará condenado “à mediocridade e à irrelevância”, afirmou Guilherme de Oliveira Martins, actual presidente do Tribunal de Contas, em entrevista à agência Lusa.