Tem sido uma das ‘imagens de marca’ da invasão russa da Ucrânia – um símbolo misterioso, um Z branco, foi visto pintado em tanques e veículos militares russos mas também nas janelas de carros, fachadas, em t-shirts de manifestantes pró-Kremlin dentro de fora da Rússia, até em uniformes de ginastas russos. Ninguém sabe muito bem o que significa mas todos entendem o significado: ‘para a guerra’.
A letra Z converteu-se num símbolo russo pró-Putin de quem se manifesta a favor da ação militar, além de naturalmente impedir o fogo amigo entre militares da Rússia no teatro de guerra.
A escolha deste símbolo deixou muitas dúvidas pelo mundo, uma vez que a letra Z nem sequer existe no alfabeto cirílico. O Governo russo deu explicações oficiais mas investigadores e utilizadores de redes sociais transformaram o símbolo numa imagem poderosa cujos contornos estão por esclarecer.
O investigador Kamil Galeev, do Wilson Center (Woodrow Wilson International Center for Scholars), dos Estados Unidos, tem acompanhado o fenómeno do nacionalismo russo. Segundo o especialista, que vive em Moscovo e detalhou a sua análise nas redes sociais, há conotações fascistas e um esforço do presidente Vladimir Putin em utilizar a guerra para estabelecer um novo símbolo de identificação nacional. “Este símbolo inventado há poucos dias tornou-se o símbolo da nova identidade nacional e ideologia russa”, escreveu Galeev. Além dos tanques, o Z está em roupas distribuídas pelo Governo de Putin, em propagandas oficiais pró-guerra, em carros ou prédios.
O exemplo mais recente chegou do desporto, apesar do impedimento dos atletas russos em participar em diversas competições a nível global, ao passo que outros podem participar com restrições. No Mundial de Ginástica Artística, o russo Ivan Kuliak utilizou um uniforme sem a bandeira do seu país. Acabou por ficar em 3º lugar numa competição vencida pelo ucraniano Illia Kovtun – quando subiu ao pódio, ostentava no peito a letra Z no uniforme.
Russian gymnast Ivan Kuliak wearing the “Z” pro-invasion symbol on his shirt while sharing a podium with a Ukrainian rival on Saturday.
Kuliak finished third – behind winner Ukraine’s Illia Kovtun in the parallel bars at a World Cup event in Doha. pic.twitter.com/evtG1iEBgq
— Megha Mohan (@meghamohan) March 6, 2022
Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, num post na rede social Instagram, o Z remete para ‘Za pobedy’, que significa ‘para a vitória’. A letra também foi inserida em comunicações oficiais, no qual o Governo de Putin enfatizou, em inglês, o discurso de que a guerra visa ‘desmilitariZar’ e ‘desnaZificar’ a Ucrânia.
O investigador Kamil Galeev, no entanto, anotou outro significado que vem conquistando espaço: o de ‘Zapad’, que em russo quer dizer ‘oeste’, ou seja, uma referência a uma possível intenção da Rússia em expandir o seu território em direção ao Ocidente. Há quem tenha feito a correlação com o facto de o Z ser a primeira letra do nome do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
A propaganda russa ainda incluiu a letra ‘V’, também presente em tanques e nas divulgações oficiais. O ministério russo incluiu a letra em mensagens com as frases ‘sila pravde’, que significa ‘o poder da verdade’; e ‘zadacha budet vypolnena”, que diz ‘a tarefa será concluída’.
Michael Clarke, ex-diretor de Defesa do Royal United Service Institute (RUSI), do Reino Unido, explicou que os símbolos poderiam servir para comunicar “para onde as unidades militares estão a dirigir-se”. “













