Musk alerta para extinção dos italianos se continuarem com uma das taxas de natalidade mais baixas do mundo

O receio foi manifestado numa resposta no Twitter.

Simone Silva

Elon Musk, o homem mais rico do mundo, teme que os italianos possam ser extintos, se continuarem com uma das menores taxas de natalidade do mundo, avança a ‘Bloomberg’.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

“Itália vai deixa de ter pessoas se essas tendências continuarem”, disse o fundador da Tesla, que alertou para os perigos do despovoamento global, através das redes sociais.

Segundo a agência, o responsável estava a responder a um tweet do investigador italiano de segurança cibernética Andrea Stroppa, que publicou um gráfico de tendências demográficas do país, a mostrar uma queda da taxa de natalidade, que já dura há décadas.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

No ano passado, a Itália registou a sua taxa de natalidade mais baixa de todos os tempos, com pouco mais de um filho por mulher, de acordo com o instituto de estatística italiano Istat.

Isto significa que o país contou sete recém-nascidos e 12 mortes por mil habitantes em 2021. Embora isso se deva em parte à mortalidade por Covid-19, o Istat disse que a população do país caiu 20% até 2020, ou seja, menos 12 milhões de pessoas.

“A maioria das pessoas acredita que temos gente a mais no planeta. Essa é uma visão desatualizada”, disse Musk em 2019 na Conferência Mundial de Inteligência Artificial em Xangai.

Supondo que a IA esteja bem e que haja uma IA benevolente, o maior problema que o mundo enfrentará em 20 anos é um colapso populacional, acrescentou na altura o responsável.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.