A agência de fronteira da União Europeia (UE), Frontex, vai mudar o seu centro de formação de agentes de Espanha para Portugal, avança o jornal ‘El Mundo’, citando fontes próximas do organismo.
Segundo a mesma publicação, apesar de nos últimos dois anos a Frontex ter apostado fortemente em Espanha e, em particular, na academia de formação da Polícia Nacional espanhola, os gestores da agência europeia tomaram outra decisão.
Assim, adianta o ‘El Mundo’, os responsáveis aptaram pelo abandono do seu centro de formação de Ávila (em Castela Leão), mudando a sede para outro país, neste caso Portugal.
A decisão – que caiu “como uma bomba” no país que não estava à espera que isto acontecesse, significa um retrocesso tanto para a política interna de imigração como para o peso da Espanha no cenário internacional, escreve o jornal espanhol.
Este centro da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Nacional de Espanha, adianta o jornal, formava a cada seis meses cerca de cem estudantes de 16 países europeus, que posteriormente passavam a integrar o corpo permanente da agência europeia.
No total, a Frontex – criada em 2004 para ajudar a proteger as fronteiras dos Estados-Membros da UE e Espaço Schengen – promoveu quatro cursos de formação para agentes em Espanha, sendo que, no próximo mês de junho, acaba o último.




