A Comissão Europeia vai avaliar o pedido de adesão da Ucrânia à União Europeia até ao final de junho, adiantou esta quinta-feira o chanceler alemão Olaf Scholz em declarações feitas no Bundestag, o parlamento alemão, de acordo com a AFP.
“A Ucrânia apresentou o seu pedido de adesão à União Europeia. Antes da reunião do Conselho da União Europeia, a Comissão avaliará a candidatura, presumivelmente, no final de junho”, frisou Scholz.
O chanceler alemão salientou que “não há atalhos no caminho para a União Europeia”, e acrescentou que abrir uma exceção para a Ucrânia seria injusto para os países dos Balcãs que também querem fazer parte do bloco europeu.
Ainda assim, Scholz destacou que a União Europeia tem de encontrar uma forma “rápida e pragmática” para ajudar a Ucrânia.
No entanto, a demora no processo de adesão da Ucrânia à União Europeia não está a agradar a Kiev. Esta quinta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano denunciou um “tratamento de segunda” de “algumas capitais europeias” à adesão da Ucrânia.
“A ambiguidade estratégica sobre a perspetiva europeia da Ucrânia seguida por algumas capitais da União Europeia nos últimos anos fracassou e deve terminar”, realçou Dmytro Kuleba no Twitter. “Só deu ânimo a Putin”.
Strategic ambiguity on Ukraine’s European perspective practiced by some EU capitals in the past years has failed and must end. It only emboldened Putin. We do not need surrogates for EU candidate status that show second-class treatment of Ukraine and hurt feelings of Ukrainians.
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) May 19, 2022



