A Finlândia e a Suécia vão comprar equipamento militar, em particular armas antitanque, de forma conjunta, segundo garantiu esta quarta-feira o Ministério da Defesa da Finlândia, no mesmo dia em que os dois países nórdicos entregaram os seus pedidos de adesão à NATO.
Os dois países do Báltico vão intensificar a sua cooperação na aquisição de material defensivo pela Finlândia, celebrando um acordo para adquirir armas antitanque da fabricante sueca de armas Saab Dynamics, uma subsidiária da Saab, segundo o ministério. O ministro da Defesa da Finlândia, Antti Kaikkonen, também autorizou os preparativos para a compra conjunta de pequenas armas de fogo, incluindo armas de assalto, espingardas e armas para proteção pessoal.
“A aquisição conjunta possibilitada pelos documentos de fiscalização vai melhorar a disponibilidade de equipamentos críticos de defesa na Finlândia e na Suécia, pois os países poderão operar através do mesmo acordo comercial”, sinalizou o ministério.













