A NASA registou, na passada quarta-feira, a passagem de uma “bola de fogo brilhante” que causou sobressalto – segundo a agência espacial americana, mais de 30 testemunhas oculares no estados vizinho de Arkansas, Louisiana e Mississipi relataram o avistamento às 8h03, hora local. Seguiram-se também diversos relatos de altos estrondos, sobretudo no Misssissipi. Seguia a cerca de 89 mil quilómetros por hora.
Mas, a cerca de 35 mil quilómetros acima, na órbita da Terra, os detetores “Geostationary Lightning Mapper”, a bordo dos Satélites Ambientais Operacionais Geoestacionários (GOES), da Administração Nacional de Ocenos e Atmosfera (NOAA) dos Estados Unidos, também avistaram o meteorito – foram detetados vários flashes brilhantes que se acredita terem sido causados pela quebra do ‘bólide’, nome que é dado aos grandes meteoros que explodem na atmosfera.
Segundo a NASA, o meteoro, que já fez parte de um asteoide, começou com um tamanho de cerca de 30 centímetros de diâmetro e pesava cerca de 40 quilogramas. No entanto, ao sobrevoar o sudoeste dos EUA, a resistência do ar fez com que a rocha se despedaçasse em vários pedaços.
No seu auge, no entanto, a bola de fogo foi mais de dez vezes mais brilhante do que a Lua Cheia.
Green Meteor flies over Wisconsin sky at 8:38pm. Saw it with my eyes, proves it with Nest. pic.twitter.com/pVYzxUcbvz
Continue a ler após a publicidadeContinue a ler após a publicidade— Jason Allen (@snkebyte) April 10, 2022
Bright meteor over lower Wisconsin! pic.twitter.com/1ZJUdPeCei
— NASA Meteor Watch (@NASAMeteorWatch) May 26, 2021












