Bruxelas deu ‘luz verde’ esta terça-feira à proposta dos governos português e espanhol para limitar o preço do gás. O mecanismo de exceção na Península Ibérica vai permitir uma redução na fatura da eletricidade das empresas e dos consumidores, com o preço médio do gás natural a descer para 50 euros por Megawatt hora (MHw) durante 12 meses.
Mas quando se vai refletir esta redução na fatura da eletricidade? O objetivo de Portugal e de Espanha é que isso aconteça já nas faturas do mês de maio.
A ministra da Transição Ecológica de Espanha, Teresa Ribera, afirmou que a medida vai entrar “imediatamente em vigor”, uma vez que o governo de Pedro Sánchez deseja aprová-la no Conselho de Ministros da próxima terça-feira, de acordo com o ABC. Se isso acontecer, a diminuição vai “ser notada já nas faturas do mês de maio”, referiu Teresa Ribera.
Isso significaria que o mecanismo de exceção ibérico iria vigorar de maio de 2022 a maio de 2023.
No entanto, a entrada em vigor deste mecanismo em maio ainda não é um dado adquirido, pois depende dos procedimentos legais da Comissão Europeia.
Esta quarta-feira, o ministro do Ambiente português, Duarte Cordeiro, destacou a importância deste mecanismo, frisando que “nenhum consumidor sai prejudicado”.













