«Tecnologia e inovação são fundamentais para manter elevada reputação»
A empresa está em Portugal há mais de 25 anos, com uma crescente dinamização e penetração não só no tecido empresarial português como no internacional
Entrevistado: Cristina Castanheira Rodrigues, Administradora-Delegada, Capgemini Portugal
- A Capgemini foi considerada uma das marcas com melhor índice de reputação no sector IT Services, de acordo com os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses, divulgado pela consultora OnStrategy. Como analisam este resultado?
A visibilidade e o reconhecimento da nossa marca são fatores que temos vindo a analisar nos últimos anos e temos registado melhorias contínuas e significativas. Acredito que tal se deve ao facto de já estarmos implantados em Portugal há mais de 25 anos, com uma crescente dinamização e penetração não só no tecido empresarial português como no internacional, resultado do nosso desempenho e entrega que constituem fatores preponderantes para que tal aconteça. Neste momento contamos com quase 4 mil colaboradores, que são essenciais na divulgação da nossa marca. Importa salientar que estamos presentes em 4 localizações em Portugal, temos áreas de inovação, 4 laboratórios, 2 CRM hubs e 1 de low-code, e estreitamos, cada vez mais, a nossa relação com as universidades, pelo que acredito que este posicionamento é também o reconhecimento desta nova realidade e posicionamento.
- Como é que a Capgemini tem conseguido manter esta relação duradoura e de confiança com os portugueses ao longo dos anos?
No final de 2022 procedemos a um estudo interno sobre a notoriedade da marca que nos reconhece como uma empresa de “elevada qualidade” e de “confiança”. Creio que estes são fatores essenciais, mas não únicos, para conseguirmos estabelecer estas relações de confiança. Temos clientes com os quais trabalhamos há mais de 15 anos e para mim só há 3 razões: somos um parceiro de confiança, entregamos valor e inovamos mantendo a qualidade dos nossos serviços. Só desta forma é possível manter relações tão prolongadas num sector cada vez mais concorrencial e em constante procura de soluções. Claro que como empresa do setor de TI, e com as mudanças cada vez mais aceleradas da tecnologia, é igualmente importante mantermo-nos na vanguarda da evolução e da transformação tecnológica, através da inovação constante, para continuarmos a ser relevantes para os nossos clientes ajudando-os na transformação tecnológica e dos seus negócios.
- A relação com os colaboradores, parceiros e com a comunidade em que está inserida são outros pilares para este reconhecimento por parte dos portugueses? Qual a vossa opinião?
A relação da Capgemini com seus colaboradores, parceiros e comunidade envolvente é absolutamente importante para o reconhecimento e reputação da nossa marca. De facto, essas relações podem ter um impacto significativo na perceção do público em geral acerca da empresa, sendo por isso relevante:
· Valorizar os nossos colaboradores: a relação com os nossos colaboradores é essencial para o reconhecimento da marca. A valorização das relações, as oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional proporcionadas, criam um ambiente de trabalho positivo e motivador, que, por sua vez, pode melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Os nossos colaboradores são os nossos primeiros embaixadores e assumem um papel fundamental no desenvolvimento das nossas estratégias em várias áreas.
· Manter relações fortes e estreitas com parceiros: Manter relações fortes e de valor com fornecedores, parceiros tecnológicos e outras partes interessadas leva a uma cadeia de stakeholders mais eficiente e à criação de oportunidades de negócios mais abrangentes, com criação de mais e melhor valor acrescentado para todos.
· Desenvolver Programas de Responsabilidade social e corporativa: Participar em projetos de responsabilidade social e em outras iniciativas que beneficiam e apoiam a comunidade local, ajudar a construir relações positivas com a comunidade e a mostrar ao público em geral que a empresa está comprometida com o bem-estar da comunidade onde se insere e em retribuir com o seu conhecimento, experiência e ajuda.
Em resumo, sem dúvida que a manutenção de relações positivas e fortes com colaboradores, parceiros e comunidade em geral é crucial para o sucesso a longo prazo de qualquer empresa e para a construção de uma reputação positiva e reconhecimento público.
- Os canais digitais têm atualmente influência junto da perceção que os consumidores têm de uma marca. De que forma é que a Capgemini trabalha esta área?
Na Capgemini temos vindo a trabalhar em várias frentes para maximizar o impacto positivo dos nossos canais digitais na melhoria da perceção da nossa marca. Algumas dessas iniciativas incluem:
· Presença online forte: A Capgemini tem uma presença forte e ativa nas principais redes sociais, incluindo LinkedIn, Facebook e Instagram. Estas plataformas permitem-nos compartilhar informações relevantes sobre as nossas soluções, a “vida na Capgemini”, iniciativas de responsabilidade social e outras notícias importantes, ajudando a mostrar o nosso dia-a-dia mais profissional ou o lado “B”, quando nos divertimos e partilhamos momentos de descontração e diversão, essenciais para manter e desenvolver boas relações no seu todo. Acredito que mostrar estes dois lados ajuda na melhoria da perceção da nossa marca e a aumentar o reconhecimento do público.
· Conteúdo de qualidade: O Grupo Capgemini tem produzido e compartilhado conteúdos muito relevantes e de qualidade no nosso website, e em outros canais digitais, incluindo vídeos, artigos e estudos. Estes conteúdos ajudam a definir a nossa marca como líder em pesquisa, tecnologia e inovação.
· Experiência do utilizador: Temos investido em melhorar a experiência do utilizador no nosso website, tornando-o mais atrativo, mais fácil de navegar e de encontrar informação relevante, oferecendo informações úteis e relevantes sobre as nossas soluções e serviços. O website global foi revisto há pouco mais de um ano, e estamos a fazer o mesmo trabalho com o website local.
· Interação com o público: Na Capgemini usamos os canais digitais para interagir com o público, partilhar informação útil, assinalar dias especiais relacionados com a nossa atividade e tentando mostrar e manter uma relação de confiança e transparência ao respondermos a perguntas e comentários que nos são colocados pelas mais diversas vias. Esta interação ajuda a construir relações mais próximas, seja com os nossos clientes, colaboradores ou com o público em geral, e a reforçar a nossa marca como empresa responsiva e comprometida.
Em resumo, procuramos ativamente investir numa presença online forte, produzindo conteúdos de qualidade, melhorando sempre a experiência dos utilizadores e a forma de interagir com o público.
- Nesse sentido, como é que a tecnologia e a inovação têm contribuído para manter esta elevada reputação junto dos consumidores portugueses?
Se há 15, 20 anos a tecnologia evoluía devagar, e levava muito tempo a apresentar e sedimentar mudanças, atualmente tudo se transforma, quase, numa questão de poucas semanas ou, às vezes, até de dias.
A tecnologia e a inovação são hoje fundamentais para manter uma elevada reputação junto dos consumidores portugueses e partilho algumas razões para que tal aconteça:
· Soluções inovadoras: As empresas que oferecem soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas são vistas como líderes no seu setor e tendem a ser mais apreciadas e mais bem avaliadas pelo público. A inovação é vista como um sinal de compromisso com o progresso e a excelência, e ajuda a diferenciar a marca dos seus concorrentes. Se a inovação impactar diretamente nos serviços ou produtos utilizados pelo consumidor final, esta perceção positiva é ainda mais apreciada e mais relevante.
· Experiência do utilizador: A tecnologia também pode ser usada para melhorar a experiência dos utilizadores com a marca. Por exemplo, a tecnologia de inteligência artificial pode ser usada para personalizar a interação com os clientes e oferecer soluções mais eficientes e mais de acordo com as concretas necessidades dos clientes. Pense-se também em como a robotização de processos pode automatizar funções demoradas e de menor valor acrescentado, libertando tempo para uma melhor relação com o cliente.
· Transparência e segurança: A tecnologia também pode ser usada para melhorar a transparência e a segurança dos processos, o que é importante para manter a confiança dos consumidores. Por exemplo, a criptografia de dados e o uso de tecnologias de autenticação ajudam a garantir que as informações sensíveis dos clientes sejam mantidas em segurança.
· Sustentabilidade: A tecnologia também pode ser usada para ajudar as empresas a tornarem-se mais sustentáveis e responsáveis socialmente. Isso pode incluir o uso de tecnologias de energias renováveis, soluções de reciclagem de resíduos, tecnologias para melhorar a eficiência energética ou soluções de saúde e bem-estar. A tecnologia é hoje uma ferramenta muito poderosa e pode e deve ser usada para ajudar a resolver problemas sociais e ambientais. Nunca será demais realçar como a sustentabilidade é já hoje vista como um fator crítico para o sucesso a longo prazo das empresas e da sociedade como um todo.
Ao investir em tecnologia e inovação, podemos diferenciarmo-nos dos nossos concorrentes, aumentar e/ou melhorar a nossa reputação e reforçar a nossa relação com os clientes porque continuamos empenhados na identificação e no desenvolvimento das melhores soluções.
- Quais os principais desafios da Capgemini para manter este elevado índice de reputação junto dos portugueses?
Atualmente, e num mundo cada vez mais acelerado e digital, há muitos desafios que as empresas enfrentam para manter uma boa reputação, a saber:
· Concorrência elevada no setor de TI, no qual as empresas precisam manter-se atualizadas e inovadoras para continuarem a aportar valor, a atrair e, não menos importante, reter clientes.
· Mudanças tecnológicas: A tecnologia muda rapidamente, e as empresas precisam acompanhar e até antecipar essas mudanças, garantindo que as suas soluções e serviços estão sempre atualizados.
· Preocupações de privacidade e segurança: Com o aumento da utilização de tecnologias digitais, as preocupações com a privacidade e a segurança dos dados está a aumentar. As empresas precisam garantir que são rigorosas quanto à proteção de dados e de informações confidenciais em geral.
· Expectativas dos consumidores: As expectativas dos consumidores estão cada vez mais elevadas, e as empresas precisam garantir que as suas soluções e serviços acompanham as últimas atualizações, incorporam as melhores práticas, correspondem ao melhor “estado da arte”, garantindo assim valor e diferenciação.
· Responsabilidade social e ambiental: As empresas são cada vez mais questionadas sobre a forma como estão a responder à sua responsabilidade social e ambiental. Cada vez mais se exige que as empresas garantam que suas práticas estão alinhadas com os valores e expectativas dos
consumidores e da sociedade. Esta exigência é particularmente sentida nas empresas tecnológicas, das quais se esperam soluções que minimizem os impactos e que as coloquem ao serviço da sociedade.
A Capgemini, assim como qualquer outra empresa, enfrenta muitos destes desafios, e outros, sendo essencial que se mantenha empenhada em desenvolver uma reputação positiva e em construir relações de confiança com os seus clientes, colaboradores, parceiros e comunidade.
- O que está por trás da vossa assinatura: “To unleash human energies through technology for an inclusive and sustainable future”?
Este é o nosso novo slogan e significa que a Capgemini acredita na capacidade da energia humana para criar soluções através da tecnologia para assim assegurarmos futuros inclusivos e sustentáveis para todos: para os nossos clientes, para os nossos colaboradores e para a sociedade em geral.
Significa que na Capgemini queremos usar o nosso conhecimento e experiência nas áreas tecnológicas para ajudar a resolver problemas de negócio, mas também sociais e ambientais, tornando a vida das pessoas mais fácil, mais sustentável e mais equilibrada.
Esta nossa afirmação também destaca a importância da inclusão, ou seja, queremos garantir que as soluções tecnológicas são acessíveis e ajudam a eliminar quaisquer barreiras que possam impedir o acesso à tecnologia.
A sustentabilidade é outro aspeto fundamental contido no nosso slogan, sugerindo que a Capgemini tem como objetivo desenvolver soluções tecnológicas que criem um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade como um todo.
Em resumo, com esta nossa afirmação queremos significar que a Capgemini está comprometida em recorrer à tecnologia para ajudar a criar sociedades mais justas, futuros mais inclusivos e sustentáveis, libertando a energia humana para alcançar esse objetivo. E podemos mesmo dar já alguns exemplos em como estamos a alcançar os nossos objetivos: um projeto de inteligência artificial com recurso a imagens de satélite, para proteger o equilíbrio muito frágil do deserto de Mojave; um projeto que alia a inovação, a sustentabilidade e os oceanos ao recorrer à proteção e cultivo de algas como matéria prima para a criação de produtos mais sustentáveis; ou o projeto de Cloud e de IA que os nossos colegas da Noruega aplicaram na monitorização das rotas de migração das baleias e cachalotes nos Açores e na avaliação do impacto das alterações climáticas, designadamente as consequências da subida da temperatura das águas na mudança ou manutenção das suas rotas habituais.
Temos felizmente já muitos exemplos de como aplicar a tecnologia a projetos diferenciadores com o objetivo de criar impacto positivo no planeta e na sociedade. Sabemos que este será sempre um caminho em desenvolvimento porque as necessidades já são muitas. O importante será também atuarmos e
contribuirmos para a mudança de comportamentos e das atitudes individuais.
- De que forma este compromisso se materializa na estratégia atual e futura da Capgemini Portugal?
A Capgemini é uma multinacional global líder em serviços de consultoria, transformação digital, soluções tecnológicas e engenharia que tem a missão de ajudar a criar um futuro mais sustentável através do uso da tecnologia.
Fazemo-lo ajudando os nossos clientes a desenvolver soluções de negócio, ou tecnológicas, por recurso a soluções inovadoras que ajudam, por exemplo, a melhorar a eficiência energética, a acelerar a transição para fontes de energia renováveis e a apoiar a sustentabilidade em toda a cadeia de valor.
Além disso, na Capgemini também nos comprometemos a criar um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado, onde todos são encorajados a contribuir com a sua energia, conhecimento e ideias para o sucesso da empresa e da sociedade como um todo.