Ikea anuncia maior investimento em duas décadas
O Ikea fez o seu maior investimento em duas décadas para rivalizar com gigantes como a Google e a Amazon. A cadeia de mobiliário e decoração sueca quer ser um dos principais players na tecnologia de casas inteligentes, disse ao “Financial Times” o CEO da Inter Ikea (dona da marca Ikea), Torbjorn Loof.
Loof confirmou que o grupo está a analisar produtos como purificadores de ar para adicionar ao seu portfólio de artigos inteligentes, onde já constam colunas, persianas e lâmpadas, e que procura engenheiros de software para reforçar o seu principal centro em Almhult, na Suécia.
«É uma área muito interessante para apostarmos. Queremos simplificá-la, tornando-a acessível», afirmou, confiante de que «o Ikea poderá ter um papel de liderança no sector das casas inteligentes».
De acordo com o diário britânico, o Ikea enfrenta a maior mudança desde a sua maior fundação, há 76 anos, na Suécia. O grupo, agora sediado na Holanda, tem impulsionado as vendas online e serviços como experiências em lojas mais pequenas e nos centros das cidades.
Este Verão, o Ikea lançou colunas em parceria com a Sonos – incluindo uma integrada num candeeiro – bem como persianas inteligentes que podem ser controladas através de uma aplicação.
Bjorn Block, responsável da área de Home Smart da Ikea, disse que cadeia sueca está a adoptar uma abordagem diferente das empresas e startups da área em Silicon Valley. «Para nós, o lar está em primeiro lugar», sublinhou. A par disso, o responsável adiantou que está nos planos do Ikea instalar-se nos Estados Unidos e na Ásia, sem revelar mais detalhes.
Defendeu ainda que a escassez de água e a poluição do ar são «grandes desafios globais» que a empresa enfrenta. Block salientou que as empresas tecnológicas concorrentes devem ser colaboradoras nesta questão para que juntas possam resolver o problema.