Do momento de abastecer até à condução, saiba como poupar o máximo de combustível

Com a escalada de preços dos combustíveis, nunca foi tão pertinente prestar atenção a alguns hábitos que podem fazer a diferença no final do mês quanto às despesas feitas para atestar o automóvel.

Executive Digest
Outubro 31, 2022
10:31

Com a escalada de preços dos combustíveis, nunca foi tão pertinente prestar atenção a alguns hábitos que podem fazer a diferença no final do mês quanto às despesas feitas para atestar o automóvel.

No dia mundial da poupança, a Multinews pediu conselhos ao Automóvel Clube de Portugal (ACP) e, desde o momento de abastecer até ao estilo de condução, há vários hábitos que deve ter em conta para poupar ao máximo na gasolina ou gasóleo que despende para circular.

O que deve fazer quando vai abastecer?

Quando vai a um posto de combustível, deve atestar sempre. “Sempre que possível, atestar até ao primeiro nível é vantajoso”, recomenda à Multinews Bruno Gomes, engenheiro do ACP. Desta forma, “evita mais deslocações”, explica o especialista, sublinhando que “os carros não devem andar muito tempo na reserva”.

Deve evitar ao máximo que o carro tenha o depósito na reserva. Como explica Bruno Gomes, “a bomba do combustível está submersa no combustível dentro do depósito”. “A bomba aquece e precisa do combustível para ir arrefecendo, ou seja, se nunca tem combustível para arrefecer, aumenta a probabilidade de ter uma avaria antes de tempo”, explica.

Os condutores devem ainda usar o combustível certo. “Há carros que têm de usar a gasolina aditivada ou gasóleo aditivado e a não utilização do combustível certo faz com que o carro tenha alterações na performance e no combustível”, aponta o especialista. Por isso, deve consultar o manual do veículo ou verificar as indicações junto ao depósito.

Evite percorrer grandes distâncias em busca do posto de combustível mais barato. “Não faz sentido nenhum”, sublinha o engenheiro. “Se calhar pouparam, em suma, cinco euros, mas gastaram-no em tempo, em combustível e desgaste do carro.”

O ACP recomenda ainda que abasteça de manhã ou à noite, já que com temperaturas mais baixas, o combustível fica mais denso o que, na prática, significa comprar mais por menos.

Ao abastecer, não deve pressionar a pistola ao máximo, porque ao fazê-lo vai deixar passar vapor que vai ocupar espaço no depósito. Deve optar por pressionar gentilmente para maximizar o combustível que está a comprar, aconselha o ACP.

Além disso, deve certificar-se que fechou bem a tampa do depósito bem fechado para que o combustível não evapore.

Como pode poupar combustível enquanto conduz?

Bruno Gomes frisa que é essencial adotar uma “condução mais moderada, respeitar os indicadores que existem agora nos carros mais modernos, faz com que o motor esteja sempre a trabalhar no seu regime óptimo.” Deve por isso evitar acelerações bruscas, já que uma aceleração suave, ou seja, o equivalente a 20 km/h de 5 em 5 segundos, pode permitir uma poupança de combustível de cerca de 10%.

O especialista alerta também que não se deve “travar muito em cima.” O mais recomendado, quando o condutor vê que vai parar, é “tirar o pé do acelerador, o carro vai abrandando, quase sem termos de travar.” Isto resulta numa “melhor eficiência” do motor. Ou seja, deve levantar o pé do acelerador para diminuir a velocidade, em vez de utilizar o pedal do travão, por exemplo na antecipação de semáforos ou sinal de stop. Este pequeno hábito ajuda a poupar cerca de 2% de combustível.

Deixar o carro em ponto-morto para poupar “é um erro tremendo e não faz sentido”, ressalva o especialista. “Deixa o carro muito mais solto” e, além disso, “quando o carro está engatado numa descida, o consumo instantâneo é zero. Não está parado, mas está praticamente sem consumir. Se o desengatar, passa aos três ou quatro litros aos 100 porque a rotação do carro sobe.”

O conta-rotações é muito importante porque diz quando deve mudar de velocidade. Nos carros a gasolina, deve mudar de velocidade ao chegar às 2500 rpm ou às 2000 rpm nos carros a gasóleo, por exemplo.

Se o seu carro já possui a funcionalidade “cruise control”, deve usar e abusar dela. “Além de ajudar a poupar combustível é muito útil para que não ultrapasse o limite de velocidade na via em que transita”, sublinha o ACP.

Se vai de férias e usa uma bagageira de tejadilho ou barras para bicicletas, saiba que as deve guardar mal deixe de necessitar delas. “Vai notar diferença no consumo de combustível, porque o carro vai ter muito menos resistência aerodinâmica, vai andar mais solto e mais rápido”, o que permite poupar até 20% de combustível.

Em dias de calor, não evite ligar o ar condicionado para poupar combustível. Sabia que circular com as janelas abertas aumenta mais o consumo do que se ligar o ar condicionado? Isto porque quando o carro tem os vidros abertos “aumenta a resistência” e faz com que aumente o consumo

Planeie bem o percurso que vai fazer com as apps disponíveis

As aplicações como o Google Maps ou Waze permitem agora que os condutores planeiem antes de iniciar a viagem o melhor percurso. “Devemos planear o melhor percurso, o que tem menos trânsito, para fazermos a deslocação do ponto A ao ponto B em menos tempo e com menos combustível”, sublinha Bruno Gomes.

Evite percursos de terra batida

Podem ser um atalho ou não ter mesmo alternativas, mas fique a saber que este tipo de piso pode aumentar o consumo do seu carro em 30%, quando comparado com a mesma distância em asfalto.
Não deve desligar a tecnologia de “start stop” nos carros novos, pois está “feito para melhorar a emissão de poluentes e reduzir o consumo de combustível. Os segundos que está desligado compensa o arranque.”

No entanto, se o seu carro não tiver esta tecnologia, não deve desligar e ligar o carro em contexto “de pára-arranca”, mas se for uma paragem de alguns minutos para uma paragem rápida não deve deixar ligado. “Se só vai levantar dinheiro, buscar a mochila esquecida ou se prevê que vai ficar parado no trânsito durante algum tempo, desligue o carro”, recomenda o ACP.

No que diz respeito à manutenção, deve ter atenção aos níveis de óleo, à troca de filtros e ter sempre a pressão dos pneus adequada. Se estiver atento, poderá poupar combustível e dissabores. E não se esqueça de usar apenas os produtos recomendados pelo fabricante, salienta o ACP.

Vai trocar de carro? Compre o mais adequado para a sua vida

É fundamental comprar um carro adequado ao seu estilo de vida, assim como os tipos de combustível que se adequam a cada utilização. “Se eu faço pouquíssimos quilómetros devo comprar um carro a gasolina, posso comprar um carro plug-in se tiver onde o carregar, ou se faço muitos quilómetros ter um carro a diesel.”

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.