O número de imigrantes em Portugal nunca foi tão alto, revelou o jornal brasileiro ‘Globo’: dos pouco mais de 500 mil habitantes de Lisboa, quase 300 mil são imigrantes. Segundo a publicação canarinha, os portugueses já não são a cara da própria capital, com as comunidades do Bangladesh, Índia e do Brasil a representarem uma maioria na cidade.
A reportagem da Globo apontou Lisboa como “a nova terra das oportunidades”, garantindo que “uma das mais antigas cidades da Europa é ponto de partida para descobertas e pessoas de todo o planeta está a ir redescobrir Lisboa”.
“A troca das pessoas de um lugar é conhecida como gentrificação. Ao mesmo tempo em que existe a diversidade de culturas, a disputa pelo mesmo mercado de trabalho desperta um lado negro: a xenofobia, a discriminação contra os estrangeiros. Desde 2017, as denúncias em Portugal aumentaram mais de 430%. Este é um dilema que a cidade e o próprio país ainda precisam de resolver”, apontou o jornal, que destacou que os lisboetas estão a sair da cidade conforme o número de turistas cresce como nunca.














