Reino Unido: Liz Truss oficialmente confirmada pela Rainha como a nova Primeira-ministra
A líder do Partido Conservador Liz Truss acaba de ser confirmada pela Rainha Isabel II como a nova Primeira-ministra do Reino Unido.
A cerimónia de indigitação decorreu no Palácio de Balmoral, na Escócia, onde a monarca se encontra, devido a problemas de mobilidade, quebrando a tradição. O protocolo habitual dita que a nomeação de um novo Chefe de Governo deveria acontecer em Londres, no Palácio de Buckingham.
Agora oficialmente confirmada como Primeira-ministra, Truss regressará a Londres, onde deverá, esta tarde, dirigir-se ao país no seu pronunciamento de estreia no novo cargo, em frente à residência oficial no número 10 de Downing Street.
Agora, Truss começará a construir a sua própria equipa governamental, da qual se espera que estejam ausentes nomes de peso do executivo do antecessor Boris Johnson, como Priti Patel, até então ministra da Administração Interna, e, claro, Rishi Sunak, que muitos conservadores acusam de ter traído Johnson.
De recordar que Liz Truss foi sagrada líder do Partido Conservador durante a manhã de ontem, com 57% dos votos dos eleitores conservadores, contra os 43% do rival Sunak. Apesar a vitória, Truss conseguiu a liderança com o número mais baixo de sempre.
A nova Primeira-ministra prometeu já cortar impostos e implementar medidas para aplacar os aumentos dos custos da energia.
Na quarta-feira, Truss enfrentará a primeira “prova de fogo”, na sessão semanal da Câmara dos Comuns, onde estará frente a frente com a oposição no seu novo cargo como líder do governo.