Mercadona acelera estratégia de redução de plástico com investimento de mais de 140 milhões de euros
A Mercadona quer continuar a cuidar do planeta, por isso, anunciou esta sexta-feira que está a desenvolver a Estratégia 6.25 para a redução do plástico e a gestão adequada dos resíduos, para além de reforçar os seus sistemas já consolidados de reutilização e reciclagem de embalagens comerciais.
Esta estratégia tem um triplo objetivo que a empresa pretende alcançar em 2025: reduzir 25% do plástico nas suas embalagens, que todas as embalagens de plástico sejam recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nos seus processos.
Até agora, a cadeia de supermercados já eliminou os sacos de plástico de utilização única em todas as secções, substituindo-os por sacos compostáveis de origem vegetal e eliminou os produtos descartáveis de plástico de utilização única, que foram substituídos por outros fabricados com materiais mais amigos do ambiente.
O investimento dos últimos dois anos, para cumprir o seu compromisso de transformar todas as suas lojas em Lojas 6.25 em menos de um ano, representou um investimento de 30 milhões de euros, mas o desenvolvimento da estratégia implica mudanças e a empresa prevê investir mais de 140 milhões de euros até 2025 para levar a cabo todas as ações.
“A Mercadona começou a trabalhar na Estratégia 6.25 em 2019 envolvendo todos os colaboradores da empresa no desafio de Continuar a Cuidar do Planeta e tornar os diferentes processos da linha de montagem mais sustentáveis. Neste sentido, a empresa tem uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de ação da Estratégia e é composta por trabalhadores de diferentes processos da empresa, tais como lojas, compras, prescrição, informática, logística, jurídico, finanças, relações externas e obras”, explica a empresa em comunicado.