A Iberdrola anunciou que iniciou esta quinta-feira no Reino Unido a construção do parque eólico offshore East Anglia Three, com capacidade de 1.400 megawatts (MW), o que é suficiente para abastecer 1,3 milhões de casas com energia limpa, valor acima das populações de Liverpool e Glasgow juntas.
“Esta nova instalação, localizada ao largo da costa de Norfolk, perto da área metropolitana de Londres, fará parte do macro-complexo East Anglia Hub, juntamente com os futuros East Anglia One North e East Anglia Two”, explica a empresa em comunicado.
A Iberdrola afirma que esta é a maior iniciativa do grupo nesta tecnologia e conta com um investimento de 6,5 mil milhões de libras (cerca de 7,7 mil milhões de euros) para a instalação de 3.000 MW, 6% do objectivo de energia eólica offshore de 50 GW estabelecido pelo governo do Reino Unido para 2030.
“O novo parque é, além do já explorado pela empresa através da sua subsidiária ScottishPower na mesma área, denominada East Anglia One, com 714 MW, capaz de produzir energia renovável para 630.000 lares britânicos”, acrescenta.
A expectativa é que a produção comece em 2025.
A fase de construção do projeto vai ser um impulso significativo para a cadeia de fornecimento de energia eólica offshore britânica e europeia e vai criar até 7.000 empregos.




