Mercadona abre terceira loja (desta vez na Maia)
A Mercadona abre hoje o terceiro supermercado em Portugal no distrito do Porto. Esta loja fica localizada na Avenida Engenheiro José Afonso Moreira de Figueiredo, na freguesia de Vermoim, na Maia.
O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, destacou que: “A Mercadona vem, assim, juntar-se a um tecido empresarial forte, vibrante e dinâmico, contribuindo desse modo para robustecer um dos pilares fundamentais do nosso objetivo estratégico de alcançar a sustentabilidade integral, como é a sustentabilidade económica do território e da comunidade, compaginada com os pilares da sustentabilidade ambiental e da sustentabilidade demográfica e social. Registo com particular agrado o facto de esta empresa se preocupar com as condições de trabalho que procura proporcionar às pessoas“.
A abertura desta loja criou cerca de 85 novos postos de trabalho, estável e de qualidade, com contratos sem termo desde o primeiro dia. Todos os colaboradores realizaram formação no Modelo de Qualidade Total (modelo de gestão da empresa) e nas principais secções da loja: Peixaria, Perfumaria, Charcutaria (incluindo o presunto ibérico cortado à faca), Talho, Padaria e Pastelaria, entre outras, o que representou para a empresa um investimento médio de 50.000€ por colaborador.
O supermercado de Vermoim, na Maia, responde ao Modelo de Loja Eficiente que a empresa está a implementar em toda a rede e conta com uma superfície de vendas de 1.900 m2 e 190 lugares de estacionamento.
No que concerne ao exterior desta loja, a empresa quis assegurar os espaços verdes característicos do município da Maia e, como tal, foram instalados jardins em toda a área circundante, totalizando uma área superior a 3.500 m2 de espaço ajardinado. Como parte integrante deste projeto, a Mercadona optou também por instalar na cobertura do armazém e câmaras frigorificas um jardim, respeitando assim a sua política de integração nos locais onde implementa as suas lojas.
A nova loja caracteriza-se por ter corredores amplos e confortáveis, dispõe de uma entrada de vidro duplo que evita correntes de ar, lineares específicos de leite fresco e sumos frescos, mural de sushi, um ponto de corte final da carne onde os “Chefes” (como internamente a empresa chama seus clientes), podem solicitar um corte específico, uma charcutaria com presunto ibérico cortado à faca, uma ilha central na perfumaria para cosméticos especializados e uma máquina de sumo de laranja espremido na hora.
Outro destaque deste modelo de loja é o Pronto a Comer, que em Portugal apresenta 35 opções de pratos recém-cozinhados que os clientes podem levar para casa ou comer na própria loja, numa zona de refeições exclusiva para o efeito. Entre outras receitas, podemos encontrar nesta secção pratos como o tradicional frango assado, bacalhau com natas ou as típicas tripas à moda do Porto.
Este Modelo de Loja Eficiente da Mercadona procura também oferecer um excelente serviço para facilitar o ato de compra dos clientes através de corredores amplos de frutas e legumes, e dois modelos de carrinhos, ergonómicos e leves, que não precisam de moeda. Além disso, possui áreas comuns para os funcionários desfrutarem de maior conforto nos seus momentos de descanso, assim como uma copa equipada e cacifos individuais espaçosos e cómodos.
Com esta abertura, os clientes da Mercadona poderão beneficiar da sua política comercial S.P.B. (Sempre Preços Baixos), que a empresa utiliza de forma exclusiva e que consiste em garantir o menor preço unitário dos produtos, com a melhor qualidade, de forma permanente. Graças a isso, a Mercadona pode oferecer aos seus clientes um sortido eficaz, independentemente de quem produza o produto, com a maior qualidade e ao menor preço possível, tendo sempre em conta uma Cadeia Agroalimentar que seja sustentável.