O preço de referência do gás natural TTF (Title Transfer Facility) disparou uma vez mais e a escalada continua, recorde após recorde. Às 8h30 desta manhã a matéria-prima registou os 345 euros por megawatt hora (MWh).
O preço do gás natural está a disparar pressionado pela possibilidade de a Europa e os EUA proibirem as importações de energia da Rússia. Sublinhe-se que a Rússia representa atualmente 40% das importações de gás da Europa, e esta possibilidade deixa os investidores europeus apreensivos.

Os preços da energia na Europa dispararam depois de as forças russas atacarem alvos em toda a Ucrânia, levando os governos ocidentais a prometer mais sanções em resposta. A Rússia iniciou uma invasão em larga escala da Ucrânia depois que o presidente Vladimir Putin prometeu “desmilitarizar”, “desnazificar” o país e substituir os seus líderes.
Em finais de 2021 o gás natural atingiu níveis recorde de 180 euros por MWh, que têm sido agora suplantados dia após dia.
Sendo a Rússia a principal fonte de gás da Europa, está à vista uma crise energética em toda a Europa que afeta os preços não só do gás, como também da eletricidade e petróleo.














