Hotelaria/Turismo é o principal sector exportador de Portugal

A Hotelaria e Turismo é responsável por 51,5% das exportações de serviços em Portugal, assumindo o título de principal sector exportador do País. Tem também um peso de 18% nas exportações totais, de acordo com dados de 2018 publicados no site do Turismo de Portugal e reportados pela Mercer.

De acordo com a consultora, as receitas turísticas registaram um contributo de 8,2% no PIB nacional. Além disso, o sector contribuiu fortemente para a criação de emprego: verificou-se um aumento de 328,5 mil postos de trabalho, com um peso de 6,7% na economia portuguesa.

A Mercer indica ainda, no Club Survey dedicado ao sector, que 54% da população activa da Hotelaria/Turismo é do sexo masculino e que a maioria tem menos de 26 anos e antiguidade inferior a quatro anos. O estudo tem por base uma amostra de 93 hotéis e pousadas – 77% dos quais portugueses e 33% multinacionais –, sendo que 28% das empresas analisadas tem mais de 500 colaboradores e metade apresenta um volume de negócios entre os cinco e os 20 milhões de euros.

«O sector da hotelaria e turismo apresenta uma enorme importância para a economia nacional, sendo um dos sectores que mais pessoas emprega em Portugal. Com o Club Survey identificámos que a população activa no sector é bastante jovem e verificámos que há alguma escassez de mão-de-obra especializada», sublinha ainda Marta Dias Gonçalves, da Mercer.






Comentários
Loading...