Gastos em TI abrandam em 2019

Os gastos globais em Tecnologias de Informação deverão crescer apenas 1,1% este ano, face a 2018. A previsão é da Gartner, que antecipa gastos na ordem dos 3,79 milhões de milhões de dólares (3,35 milhões de milhões de euros). Trata-se de uma revisão em baixa em relação ao valor apontado no trimestre anterior.

John-David Lovelock, Research vice-president da Gartner, justifica o recuo nas previsões com a incerteza cambial e com o fortalecimento do dólar norte-americano. Perante este cenário, o responsável acredita que os gestores de produtos tecnológicos terão de ser mais estratégicos e equilibrar o mix de produtos e serviços tendo em conta os mercados com tendência para estagnar ou mesmo recuar.

Por categorias, a previsão da Gartner aponta para Enterprise Software e IT Services como as únicas com crescimento este ano: 7,1% e 3,5%, respectivamente. As restantes deverão cair: Date Centre Systemas (-2,8%), Devices (-1,9%) e Communications Services (-0,1%).

Para 2020, a panorama é completamente diference. A Gartner antecipa um aumento de 3,6% nos gastos mundiais em Tecnologias de Informação, com todas as categorias a crescer.






Comentários
Loading...