EDP lança acelerador mundial para startups
Startups de todo o mundo vão poder tentar conquistar um lugar no novo acelerador da EDP, dedicado ao sector da energia. O novo Starter Acceleration Program resulta da combinação de todas as iniciativas de empreendedorismo que a energética tem desenvolvido ao longo dos anos nos países em que está presente, nomeadamente EDP Open Innovation e EDP Starter Espanha e Brasil.
No seu novo formato, o programa de aceleração será constituído por três módulos, cada um deles a ter lugar numa região diferente: Europa (Madrid), América do Sul (São Paulo) e América do Norte (Houston). As startups que passarem por estes módulos trabalharão com a EDP no desenvolvimento de projectos adaptáveis à empresa.
Depois, serão seleccionados alguns projectos para participar na final do Starter Acceleration Program, marcada para o Web Summit, em Lisboa. Aqui, as startups escolhidas terão um espaço próprio para dar a conhecer os seus produtos.
«Não podíamos estar mais satisfeitos com esta evolução dos vários programas de aceleração de startups para uma iniciativa verdadeiramente global, que coloca a nossa fasquia de qualidade ainda mais elevada», conta Carla Pimenta, directora do apoio ao empreendedorismo da EDP. A responsável sublinha ainda que este é o modelo certo para encontrarem novos modelos de negócios e serviços que possam ser adoptados pelos negócios que a EDP tem em 16 países.
As candidaturas para o programa estão abertas até 6 de Maio, através do site EDP Starter. Energias limpas, soluções para clientes, análise de dados, armazenamento de energia, redes inteligentes, acesso à energia e processos internos inovadores são as categorias em que a empresa procura ideias.
O programa vai contar com a colaboração da L Marks e a Ace, especialistas em projectos de inovação e empreendedorismo.