Covid-19: Portugal administrou mais de 1,6 milhões de vacinas. Quase 470 mil pessoas já tomaram as duas doses

A mais recente atualização do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da sua pagina de Twitter, mostra que no total já foram administradas 1.618.399 vacinas, das quais 1.148.757 com a primeira dose e 469.642 com as duas.

Simone Silva

Portugal já administrou mais de 1,6 milhões de vacinas contra a Covid-19. A mais recente atualização do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da sua página de Twitter, mostra que no total já foram administradas 1.618.399 vacinas, das quais 1.148.757 com a primeira dose e 469.642 com as duas.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

No domingo, o coordenador da task force, o vice-almirante Gouveia e Melo, adiantou que no dia anterior 44 mil docentes e não docentes tinham sido vacinados, representando a maioria das doses administradas. Segundo o secretário de estado da saúde, Diogo Serras Lopes, no total dos dois dias esse número deve fixar-se em cerca de 60 mil, ainda que sejam «dados preliminares».

No sábado, primeiro dia de vacinação dos professores e funcionários das escolas, Gouveia e Melo já tinha referido uma aceleração do processo de vacinação a partir de abril, estimando que seja possível vacinar 100 mil pessoas por dia, tendo em conta as remessas previstas para o segundo trimestre.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

Se neste primeiro trimestre Portugal recebeu dois milhões de vacinas, a previsão para o segundo trimestre é de nove milhões de vacinas, das quais 1,8 milhões em abril e as restantes nos dois meses seguintes.

A vacinação neste fim de semana permitiu que o país atingisse uma outra marca relevante para o sucesso do plano de vacinação: 80% das pessoas com mais de 80 anos já foram vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Em Faro, o coordenador da task force disse que o país vai precisar de contratar mais profissionais para acelerar o processo de imunização nos próximos meses, mas os números ainda estão em análise.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.